Groot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Groot
Espécie Colossus Floral
Ocupação Aventureiro, ex-Monarca do Planeta X
Afiliações Comando da Área 13
Meia dúzia
Equipe de Comando de Peter Quill
Guardiões da Galáxia
Terra Natal Planeta X
Criado por Keith Giffen
Timothy Green II
Primeira aparição Annihilation: Conquest - Starlord #1 (Setembro de 2007)
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Colossus Floral
Terra natal Planeta X
Afiliações Comando da Área 13
Meia dúzia
Equipe de Comando de Peter Quill
Guardiões da Galáxia
Ocupação Aventureiro, ex-Monarca do Planeta X
Parceria Rocket Raccoon
Base de operações C.I.T.T.
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Rei Groot, o 23 Samanbaia, Grooooot.
Habilidades
  • Intelecto genial
  • Regeneração celular
  • Elasticidade
  • Aumento de tamanho
  • Força sobre-humana
  • Durabilidade regenerativa
  • Resistência ao fogo
  • Manipulação de plantas
  • Absorção de matéria orgânica

Groot é um personagem fictício que aparece nas histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics. Sua primeira versão foi criada por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers, aparecendo pela primeira vez em "Tales to Astonish" #13 (Novembro de 1960).[1] Nessa versão Groot era uma criatura com a aparência de uma árvore humanóide, que buscava seres alienígenas para usá-las em experimentos científicos.

O personagem foi reformulado em 2006 por Keith Giffen e Timothy Green II para ser um nobre herói, aparecendo pela primeira vez na saga Aniquilação: a Conquista (Setembro de 2007). Nessa versão Groot possui um vocabulário restrito à frase "Eu sou Groot", mais tarde explicado como uma linguagem restrita pelas limitações vocais de sua espécie.

Groot tem sido destaque em uma variedade de itens da Marvel incluindo a séries animadas de televisão, brinquedos e cartões comerciais. Vin Diesel deu vida a Groot no filme Guardiões da Galáxia através de dublagem e capturas de movimentos.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Groot apareceu pela primeira vez na revista Tales to Astonish #13 (novembro de 1960), sendo criado por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers. Groot aparece novamente em The Incredible Hulk Annual #5 (outubro de 1976), ao lado de outros cinco monstros dos quadrinhos de horror da Marvel, no final dos anos 50 e início dos anos 60. Em The Sensational Spider-Man #1 (julho de 1997), Groot aparece em um pesadelo do jovem Peter Parker.

Groot reaparece em 2006 nos 6 episódios da série limitada Nick Fury: Howling Commandos, e nas séries Annihilation: Conquest e Annihilation: Conquest - Star-Lord. Groot passou a integrar os Guardiões da Galáxia na série de mesmo nome, e permaneceu como um personagem do título até seu cancelamento na edição #25 em 2010.

O Groot que aparece pela primeira vez em Tales to Astonish e aquele que foi introduzido em Annihilation: Conquest - StarLord foram estabelecidos retroativamente como sendo membros separados da mesma espécie na 6° e última edição da série spin-off de Groot, lançada em junho de 2015.[2]

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Groot era um Colossus Floral do Planeta X, a capital dos mundos das plantas. O rebento que viria a ser conhecido como "Groot" veio de um "Enobled Sap-Line" e dotado de engenharia superposicional quasi-dimensional...pelo menos, de acordo com Maximus, o Louco.

Groot não se dava bem com seus companheiros, preferindo a companhia dos "Mamíferos de Manutenção", que as outras mudas tratavam com preconceito. Depois que Groot mata um outro rebento para defender um mamífero de manutenção que estava sendo machucado, bem como liberar um sujeito humano que foi sequestrado para fins científicos, ele é exilado do planeta pelos "Mestres Arbóreos". Sem ter pra onde ir, Groot começa a explorar outras galáxias.

Guardiões da Galáxia[editar | editar código-fonte]

Em sua idade adulta, Groot encontrava-se no Planeta Hala, capital dos Kree, onde é prontamente capturado e aprisionado. Enquanto na prisão, ele começa uma amizade com Rocket Raccoon e é designado para uma equipe de operações secretas liderada pelo Senhor das Estrelas, cujo objetivo era atacar Hala e derrotar Phalanx. Em meio a batalha, seu corpo é destruído, mas um pequeno galho dele fica preservado, Groot agora pequeno, passa a viajar sob os cuidados de Rocket, assim, ele consegue voltar a crescer com o tempo.

Mojo TV[editar | editar código-fonte]

Groot e Rocket estão em uma barra de espaçador sujo, de baixo para baixo, quando são abordados por um grupo da raça Badoon que tentam prendê-los por cometer "Crimes contra a Irmandade Real". Segue-se um tiroteio rápido e Rocket cria uma rota de fuga através de buracos de tiro nos barris de cerveja fazendo os Badoon escorregarem. A dupla faz uma saída apressada e quando já afastados eles se encontram perseguidos pelos Badoon novamente. Rocket pede para que Groot tome uma atitude enquanto ele tenta aumentar o stardrive para permitir que eles escapem. Ele encontra o compartimento stardrive vazio. Mojo pede que corte a cena e diz: - até o próximo episódio.

Eles então se encontram olhando para um compartimento vazio onde um stardrive deveria estar e questionando o porque deles estarem ouvindo vozes como se de repente suas vidas tivessem um narrador ou algo assim. Sua nave explode e eles aparecem no espaço desnorteados com o que aconteceu e como foram parar lá. Eles atacam os Badoon forçando um dos pilotos a ejetar, ele começa a despencar para um planeta de gelo abaixo. Mojo pede que a cena corte e acerte o Bio-Estase em suas estrelas. Ele passa a planejar a próxima cena esperando fazer um enorme dinheiro no show. No fundo, o dispositivo de processamento de remessa Timely Inc. de Rocket analisa a situação e informa a dupla que eles estão envolvidos em uma construção dramática artificial. Eles explodem através de uma parede percebendo que estão no "Flarkin TV Studio" e são confrontados por um holograma de Mojo que abre fogo com armas reais. Groot e Rocket são transportados para o Mojoverso pelo produtor de TV inter-dimensional conhecido como Mojo. Ele havia decidido usar a dupla em seu mais recente reality show de televisão. Ele recruta vários criminosos que os heróis enfrentaram no passado. Ele coloca a dupla em cenários, onde eles teriam que batalhar novamente, no entanto, se uma forma de vida inocente for pega no fogo cruzado, eles seriam mortos no processo. Como a dupla muda de um cenário para outro, Mojo começa a anunciar figuras de ação como um pacote de coleção que permite aos compradores pagar por 7 e levar mais 5 de graça. A demanda é tão alta que Mojo faz fortuna, até o Timely Inc. (o dispositivo de processamento e análise) decidir assumir o controle da situação e manter uma arma Meson Beam B-00-M no rosto de Mojo. Ele permite que o sistema de realidade pare o suficiente de tempo para que Groot e Rocket escapem. Eles confrontam e destroem Mojo que é revelado ser um robô controlado pelo Major Domo.

Retorno[editar | editar código-fonte]

Groot, juntamente com o resto de sua equipe, ajuda os Vingadores a lutar contra um Thanos ressuscitado. Thanos consegue obter um Cubo Cósmico do Exército dos Estados Unidos, com o qual ele escapa para Moord, a nação dos Badoon. Os Guardiões chegam à Torre dos Vingadores e informam a eles sobre a situação. Eles se juntam aos Guardiões para enfrentar Thanos e os Badoon.


Depois que Thanos aparentemente mata os Anciões do Universo, para impor sua supremacia, ele se torna um único ser com o Cubo Cósmico que acaba matando os Vingadores, bem como os Guardiões. Mas, na verdade, eles são enviados para o Cancerverso pelos Anciãos, lá, Tony Stark descobre que a arma de Thanos não era realmente um Cubo Cósmico e que ela tinha defeitos. Eles negociam com o Colecionador, em troca de uma arma capaz de desativar o "Cubo" e retornar à Terra, assim, os Vingadores e os Guardiões deixariam Thanos ser punido pelos Anciãos. Com a ajuda de outros membros dos Vingadores, Thanos é derrotado e enviado aos Anciãos.

Vortex Negro[editar | editar código-fonte]

Logo depois de se juntar aos Guardiões em nome dos Vingadores como agente de ligação, o Agente Venom começa a perder o controle de seu simbionte. Depois que o simbionte é tirado dele pelos Guardiões por precaução, o simbiote escapa do confinamento e se liga a Groot.

Após a rejeição dos poderes cósmicos imbuídos pelo Vortex Negro, sua aparência é ligeiramente alterada. Seu corpo principal ainda era composto de madeira, mas agora possuia "cabelo" e "músculos" compostos de uma substância negra.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

  • Regeneração Celular: Groot já foi aparentemente morto em três ocasiões, mas de cada morte causada por algum tipo de destruição, um galho do corpo dele se mantinha preservado, graças a isso Groot em apenas questão de tempo voltava a sua forma normal.
  • Elasticidade: Groot tem a capacidade de esticar seus membros à longas distâncias e remodelá-los para uma variedade de tarefas. Ele normalmente toma a forma de uma grande árvore humanóide, mas também pode tecer seus membros em um emaranhado denso de videiras. Ele pode crescer membros individuais para comprimentos atualmente não revelados, lhe permitindo ter poderes de alongamento, semelhantes aos de Reed Richards. Isso está relacionado com a sua capacidade de regeneração celular e seu controle sobre as plantas.
  • Aumento de Tamanho: Groot pode crescer a uma velocidade extremamente rápida à sua prórpia vontade, ele combina essa capacidade com sua regeneração celular para crescer ao seu tamanho normal a partir de um raminho ou crescer de seu tamanho normal para uma forma gigante.
  • Força Sobre-Humana: o fato de Groot ter a forma de uma árvore humanóide lhe fornece grande força, limitada apenas pela quantidade de madeira que ele é capaz de absorver.
  • Durabilidade Regenerativa: a pele de Groot é composta por um tipo de madeira densa e durável o suficiente para torná-lo imune a maioria das armas convencionais, incluindo fogo, o que consumiria a maioria das madeiras.
  • Manipulação de Plantas: Groot pode animar e controlar árvores e plantas ou mesmo comandar uma floresta inteira para servirem como um exército improvisado. Groot pode usar esse poder para transformar suas mãos em escudos de proteção e crescer a um tamanho descomunal usando outras plantas para se juntarem ao seu corpo.
  • Absorção de Matéria Orgânica: Groot pode absorver a madeira como alimento, bem como fazer com que cresçam pequenos galhos em seus braços para se alimentar deles. Ele é capaz de germinar em uma escala massiva, para absorver os nutrientes recebidos pelas plantas ao longo do crescimento.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

  • Intelecto Genial: Groot recebeu uma ótima educação pelos Mestres Arbóreos do Planeta X. Com isso Groot se tornou um Colossus Floral muito inteligente, tendo como especialidade, uma excelente compreensão da quase dimensional "Engenharia Sobre- Posicional".[3]

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

  • Groot (junto com os outros Guardiões da Galáxia) aparece na série animadaThe Avengers: Earth's Mightiest Heroes, no episódio "Michael Korvac".
  • Groot aparece no episódio "Guardiões da Galáxia", da série animada Ultimate Spider-Man. Groot é visto pela primeira vez em forma de bastão e não parava de dizer "Eu sou Groot." Quando o Homem-Aranha lança Groot, ele cresce para o tamanho máximo e derrota Korvac e alguns dos soldados Chitauri. No final do episódio, duas íris abrem brevemente como Groot cita "Eu sou Groot" e Homem-Aranha cita "Ele é Groot".
  • Groot é um dos personagens principais da série animada lançada em 2015, Guardiões da Galáxia.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

Groot é dublado/interpretado pelo ator Vin Diesel nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel.[4]

  • Groot faz sua primeira aparição no filme Guardiões da Galáxia (2014). Na história, Groot atua como caçador de recompensas tendo como parceiro, Rocket Raccoon, eles acabam presos na Prisão Kyln junto com outros foras-da-lei, lá eles se unem para fugir; tendo como principal motivo vender o valioso Orbe ao Colecionador.
  • Em Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2016), Groot (agora Baby Groot) ainda em fase de crescimento, é apenas um bebê que se envolve numa perigosa jornada juntos aos outros Guardiões pela galáxia. Diesel, em um talk show afirmou ter dublado o personagem em 16 línguas diferentes (incluíndo inglês, português, espanhol, francês e russo), sendo que no primeiro filmes ele havia o dublado em apenas 5 línguas.[5]
  • Diesel retorna como o personagem em Vingadores: Guerra Infinita (2018),[6] ao lado dos outros Guardiões.

Videogames[editar | editar código-fonte]

  • Groot aparece como uma habilidade de invocação para Rocket Raccoon chamada "My Friend Groot", em Marvel Heroes.
  • Groot também aparece no jogo Lego Marvel Super Heroes.
  • Groot aparece como um personagem comprável por 90 PCs, no Marvel Avengers Alliance.
  • Groot aparece como um personagem jogável em Disney Infinity 2.0.
  • Groot aparece como um personagem jogável em Marvel: Torneio de Campeões.

Brinquedos[editar | editar código-fonte]

  • A figura de ação Groot está disponível como parte da linha de brinquedos dos Guardiões da Galáxia desde 2011 como parte do pacote do Universo Marvel.

Referências