Anciões do Universo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anciãos do Universo
Informações gerais
Primeira aparição Avengers #28
Criado por Roy Thomas
Sal Buscema
Editora Marvel Comics
Informações profissionais
Membro de Arquiteto, Astrônomo, Cuidadora, Campeão, Colecionador, Contemplador, Ego, Explorador, Jardineiro, Grão Mestre, Magistrado, Obliterador, Possessor, Corredor, Comerciante

Anciões do Universo é um grupo de personagens fictícios que aparecem nas revistas de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. O Colecionador foi o primeiro Ancião a aparecer, na revista norte-americana Avengers número 28 (maio de 1966), como inimigo dos Vingadores mas a ideia de que era membro de grupo só foi estabelecida em Avengers número 174 (agosto de 1978). O grupo foi criado por Roy Thomas e Sal Buscema.

História das publicações[editar | editar código-fonte]

Os Anciões do Universo são os últimos sobreviventes de uma espécie espacial quase extinta, conhecidos pelas personalidades obsessivas: são colecionadores, lutadores, jogadores, e se dedicam a essas compulsões fanaticamente. Apesar dos personagens não serem verdadeiramente entidades cósmicas, todos alcançaram um nível de conhecimentos e poderes cósmicos. O primeiro encontro dos Anciões com os super-heróis da Terra foi quando o Colecionador veio à Terra pesquisar e expandir sua coleção de espécies vivas[1]. Mais tarde, o Grão Mestre criou a equipe de supervilões Esquadrão Sinistro como peças de uma competição contra Kang, o Conquistador, que convencera a lutar como seus campeões a equipe dos Vingadores [2].

Apesar de contrariados, os Anciões passaram a se interessar pela Terra. O Colecionador teve dois encontros diferentes com os Vingadores, sendo que da segunda vez foi assassinado por Korvac [3]. O Grão Mestre enganou a Senhora Morte para uma competição - novamente envolvendo os heróis da Terra - que ele deliberadamente perdeu para ressuscitar o Colecionador [4]. O Grão Mestre usurpou o controle do Reino dos Mortos e após a batalha entre os Vingadores e os campeões do Grão Mestre - a Legião dos Mortos Vivos - é enganado pelos Vingadores. Furiosa, a Senhora Morte evita que os Anciões voltem a entrar em seu reino, o que os transformou em imortais - o verdadeiro objetivo do Grão Mestre [5]

O Ancião conhecido como Campeão do Universo teve breves encontros com muitos heróis poderosos da Terra. Após derrotar Colossus, Sasquatch, Magnum, Hulk e Thor em combates manuais, por nocautes ou violações de regras, ele enfrenta o Coisa do Quarteto Fantástico. Eventualmente reconhecendo que Grimm não se submeteria sob quaisquer circunstâncias, o Campeão aceita a derrota e oferece ao herói os seus respeitos [6].

Um grupo de onze Anciões mais tarde juntou forças a Ego, o Planeta Vivo (que também é considerado um Ancião) num esforço para assassinar a entidade cósmica Galactus, o que desequilibraria as forças da Eternidade e Morte e traria o fim do Universo. Os Anciões passaram a acreditar, desde que se tornaram imortais, que conseguiriam sobreviver e serem supremos no novo universo que surgiria. O plano, contudo, foi arruinado pelos arautos de Galactus, Surfista Prateado e Nova. Galactus captura e devora cinco Anciões (Campeão, Colecionador, Jardineiro, Grão Mestre e Corredor) e três outros (Astrônomo, Possessor e Comerciante) são sugados por um Buraco Negro e vão para num universo místico. Dois Anciões são poupados da ira do ser cósmico (O Contemplador e o Obliterador). Ambos voltam a se encontrar e, se achando os últimos Anciões sobreviventes, planejam se vingar do universo[7].

Apesar dessa derrota, os oito Anciões voltariam e continuariam com seu plano contra Galactus. Enquanto os cinco causaram em Galactus uma "indigestão cósmica", os três conspiraram com a entidade cósmica Intermediário (In-Betweener) para voltar a realidade e matar Galactus. Manipulando Surfista Prateado, Senhor Fantástico e Mulher Invisível (que Galactus enviara em busca das Joias do Infinito), o Intermediário é restaurado e trás os três Anciões à realidade que pertencem. Uma vez mais o trio junto de Intermediário tentam assassinar Galactus mas não conseguem. Intermediário revela que quer lançar Galactus no Buraco Negro, mas o trio de Anciões, que queria resgatar seus irmãos devorados pelo inimigo, o ameaçam com cinco Joias do Infinito. O Intermediário reage e faz a Morte se manifestar, forçando-a a desfazer o seu voto contra os Anciões. Como resultado, o Astrônomo, o Comerciante e o Possessor são aparentemente desintegrados. A nave de Galactus é então arremessada para o Buraco Negro e os criadores místicos do Intermediário, Mestre Ordem e Lorde Caos, forçam os cinco Anciões que estavam dentro de Galactus a saírem do corpo da entidade. Durante a subsequente batalha entre Galactus e o Intermediário, o quinteto é eventualmente persuadido a ajudar Galactus a derrotar seu inimigo [8]. Mais tarde, os cinco Anciões usam suas Joias do Infinito e instantaneamente viajam para longe de Galactus e de sua vingança [9].

Outro Ancião, o Contemplador, se alia com o pirata espacial Capitão Reptyl contra o Surfista Prateado, mas é traído e aparentemente assassinado [10]. Depois, é revelado que sobreviveu - com uma cabeça sem corpo - e tenta dominar o Império Kree, mas aparentemente é destruído pelo alienígena pacifista Cotati [11]

Os cinco Anciões que foram anteriormente consumidos por Galactus (Campeão, Colecionador, Jardineiro, Grão Mestre e Corredor) são perseguidos pelo titã Thanos por possuírem as Joias do Infinito. O vilão humilha os Anciões a cada encontro (Jardineiro é assassinado) e captura as joias [12]. O Corredor é visto com o herói Quasar na ocasião em que Eon revela que existem "milhares ou mais" de Anciões [13]. Quasar mais tarde enfrenta o Obliterador, o Possessor e os até então desconhecidos Explorador, Magistrado e Cuidadora (Caregiver). É também revelado que o Contemplador que matara Reptyl, era na verdade um Skrull e não o verdadeiro Ancião [14].

O Grão Mestre reaparece e cria uma nova versão do Esquadrão Sinistro. Usando de um fenômeno conhecido como Fonte do Poder - uma fonte interdimensional de habilidades super-humanas - o Grão Mestre aumenta os poderes do Esquadrão Sinistro e eles lutam contra os Novos Thunderbolts. O Grão Mestre é derrotado pelo Barão Zemo e o Esquadrão Sinistro debanda e foge [15]. Campeão tem um encontro com Mulher Hulk e ajuda Titânia (Mary MacPherran) contra ela, dando-lhe uma Joia do Infinito que ainda está com a vilã [16].

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Cada ancião possui uma fração do chamado poder primordial, remanescente das energias do Big Bang que ainda permeia o Universo [17]. Esse poder pode ser usado para muitos efeitos, inclusive atributos físicos (força, resistência, velocidade), reestruturação molecular, criação de campos de força, teleporte e numerosas outras habilidades.

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Comerciante - Cort Zo Tinnus
  • Grão Mestre - En Dwi Gast
  • Corredor - Gilpetperdon
  • Possessor - Kamo Tharnn
  • Obliterador - Maht Pacle
  • Jardineiro - Ord Zyonz
  • Cuidadora - Rubanna Lagenris Quormo
  • Astrônomo - Seginn Gallio
  • Colecionador - Taneleer Tivan
  • Contemplador - Tath Ki
  • Campeão - Tryco Slatterus
  • Explorador - Zamanathan Rambunazeth
  • Arquiteto
  • Magistrado
  • Ego, o Planeta vivo

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Os Anciões do Universo foram mencionados em The Super Hero Squad Show episódio "When Strikes the Surfer". O Surfista Negro menciona que falara com os Anciões do Universo.

Filme[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Avengers #28 (maio de 1966)
  2. Avengers números 69 - 71 (outubro - dezembro de 1969)
  3. Avengers número 119 (janeiro de 1974) + 173 - 174 (julho-agosto de 1978)
  4. Contest of Champions #1 - 3 (junho-agosto de 1982)
  5. Avengers Annual #16 (dezembro de 1987)
  6. Marvel Two-In-One Annual #7 (janeiro de 1982)
  7. Silver Surfer vol. 3, #1 - 10 (julho de 1987 - abril de 1988)
  8. Silver Surfer vol. 3, #15 - 18 (setembro-dezembro de 1988)
  9. Silver Surfer vol. 3, #19 (janeiro de 1989)
  10. Silver Surfer vol. 3, #12 (junho de 1988)
  11. Silver Surfer vol. 3, #20 (fevereiro de 1989); 25 - 27 (julho - setembro de 1989) + 29 - 31 (novembro - dezembro de 1989)
  12. Thanos Quest #1 - 2 (setembro-outubro de 1990)
  13. Quasar #17 (dezembro de 1990)
  14. Quasar #47 - 48 (junho-julho de 1993)
  15. New Thunderbolts #15 - 16 (janeiro - fevereiro de 2006)+ Thunderbolts #102 - 108 (julho de 2006 - janeiro de 2007)
  16. She-Hulk vol. 3, #7 - 12 (novembro de 2004 e abril de 2005)
  17. Silver Surfer vol. 3, #5 (novembro de 1987)
  18. http://www.mediastinger.com/thor-the-dark-world-2013-extra-scenes-during-and-after-the-credits/
  19. http://marvel.com/news/story/20914/marvel_studios_begins_production_on_guardians_of_the_galaxy