Anciões do Universo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Anciãos do Universo
Membro(s) Arquiteto, Astrônomo, Cuidadora, Campeão, Colecionador, Contemplador, Ego, Explorador, Jardineiro, Grão Mestre, Magistrado, Obliterador, Possessor, Corredor, Comerciante
Criado por Roy Thomas
Sal Buscema
Primeira aparição Avengers #28
Editora(s) Marvel Comics

Anciões do Universo é um grupo de personagens fictícios que aparecem nas revistas de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. O Colecionador foi o primeiro Ancião a aparecer, na revista norte-americana Avengers número 28 (maio de 1966), como inimigo dos Vingadores mas a ideia de que era membro de grupo só foi estabelecida em Avengers número 174 (agosto de 1978). O grupo foi criado por Roy Thomas e Sal Buscema.

História das publicações[editar | editar código-fonte]

Os Anciões do Universo são os últimos sobreviventes de uma espécie espacial quase extinta, conhecidos pelas personalidades obsessivas: são colecionadores, lutadores, jogadores, e se dedicam a essas compulsões fanaticamente. Apesar dos personagens não serem verdadeiramente entidades cósmicas, todos alcançaram um nível de conhecimentos e poderes cósmicos. O primeiro encontro dos Anciões com os super-heróis da Terra foi quando o Colecionador veio à Terra pesquisar e expandir sua coleção de espécies vivas[1]. Mais tarde, o Grão Mestre criou a equipe de supervilões Esquadrão Sinistro como peças de uma competição contra Kang, o Conquistador, que convencera a lutar como seus campeões a equipe dos Vingadores [2].

Apesar de contrariados, os Anciões passaram a se interessar pela Terra. O Colecionador teve dois encontros diferentes com os Vingadores, sendo que da segunda vez foi assinado por Korvac [3]. O Grão Mestre enganou a Senhora Morte para uma competição - novamente envolvendo os heróis da Terra - que ele deliberadamente perdeu para ressuscitar o Colecionador [4]. O Grão Mestre usurpou o controle do Reino dos Mortos e após a batalha entre os Vingadores e os campeões do Grão Mestre - a Legião dos Mortos Vivos - é enganado pelos Vingadores. Furiosa, a Senhora Morte evita que os Anciões voltem a entrar em seu reino, o que os transformou em imortais - o verdadeiro objetivo do Grão Mestre [5]

O Ancião conhecido como Campeão do Universo teve breves encontros com muitos heróis poderosos da Terra. Após derrotar Colossus, Sasquatch, Magnum, Hulk e Thor em combates manuais, por nocautes ou violações de regras, ele enfrenta o Coisa do Quarteto Fantástico. Eventualmente reconhecendo que Grimm não se submeteria sob quaisquer circunstâncias, o Campeão aceita a derrota e oferece ao herói os seus respeitos [6].

Um grupo de onze Anciões mais tarde juntou forças a Ego, o Planeta Vivo (que também é considerado um Ancião) num esforço para assassinar a entidade cósmica Galactus, o que desequilibraria as forças da Eternidade e Morte e traria o fim do Universo. Os Anciões passaram a acreditar, desde que se tornaram imortais, que conseguiriam sobreviver e serem supremos no novo universo que surgiria. O plano, contudo, foi arruinado pelos arautos de Galactus, Surfista Prateado e Nova. Galactus captura e devora cinco Anciões (Campeão, Colecionador, Jardineiro, Grão Mestre e Corredor) e três outros (Astrônomo, Possessor e Comerciante) são sugados por um Buraco Negro e vão para num universo místico. Dois Anciões são poupados da ira do ser cósmico (O Contemplador e o Obliterador). Ambos voltam a se encontrar e, se achando os últimos Anciões sobreviventes, planejam se vingar do universo[7].

Apesar dessa derrota, os oito Anciões voltariam e continuariam com seu plano contra Galactus. Enquanto os cinco causaram em Galactus uma "indigestão cósmica", os três conspiraram com a entidade cósmica Intermediário (In-Betweener) para voltar a realidade e matar Galactus. Manipulando Surfista Prateado, Senhor Fantástico e Mulher Invisível (que Galactus enviara em busca das Joias do Infinito), o Intermediário é restaurado e trás os três Anciões à realidade que pertencem. Uma vez mais o trio junto de Intermediário tentam assassinar Galactus mas não conseguem. Intermediário revela que quer lançar Galactus no Buraco Negro, mas o trio de Anciões, que queria resgatar seus irmãos devorados pelo inimigo, o ameaçam com cinco Joias do Infinito. O Intermediário reage e faz a Morte se manifestar, forçando-a a desfazer o seu voto contra os Anciões. Como resultado, o Astrônomo, o Comerciante e o Possessor são aparentemente desintegrados. A nave de Galactus é então arremessada para o Buraco Negro e os criadores místicos do Intermediário, Mestre Ordem e Lorde Caos, forçam os cinco Anciões que estavam dentro de Galactus a saírem do corpo da entidade. Durante a subsequente batalha entre Galactus e o Intermediário, o quinteto é eventualmente persuadido a ajudar Galactus a derrotar seu inimigo [8]. Mais tarde, os cinco Anciões usam suas Joias do Infinito e instantaneamente viajam para longe de Galactus e de sua vingança [9].

Outro Ancião, o Contemplador, se alia com o pirata espacial Capitão Reptyl contra o Surfista Prateado, mas é traído e aparentemente assassinado [10]. Depois, é revelado que sobreviveu - com uma cabeça sem corpo - e tenta dominar o Império Kree, mas aparentemente é destruído pelo alienígena pacifista Cotati [11]

Os cinco Anciões que foram anteriormente consumidos por Galactus (Campeão, Colecionador, Jardineiro, Grão Mestre e Corredor) são perseguidos pelo titã Thanos por possuírem as Joias do Infinito. O vilão humilha os Anciões a cada encontro (Jardineiro é assassinado) e captura as joias [12]. O Corredor é visto com o herói Quasar na ocasião em que Eon revela que existem "milhares ou mais" de Anciões [13]. Quasar mais tarde enfrenta o Obliterador, o Possessor e os até então desconhecidos Explorador, Magistrado e Cuidadora (Caregiver). É também revelado que o Contemplador que matara Reptyl, era na verdade um Skrull e não o verdadeiro Ancião [14].

O Grão Mestre reaparece e cria uma nova versão do Esquadrão Sinistro. Usando de um fenômeno conhecido como Fonte do Poder - uma fonte interdimensional de habilidades super-humanas - o Grão Mestre aumenta os poderes do Esquadrão Sinistro e eles lutam contra os Novos Thunderbolts. O Grão Mestre é derrotado pelo Barão Zemo e o Esquadrão Sinistro debanda e foge [15]. Campeão tem um encontro com Mulher Hulk e ajuda Titânia (Mary MacPherran) contra ela, dando-lhe uma Joia do Infinito que anda está com a vilã [16].

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Cada ancião possui uma fração do chamado poder primordial, remanescente das energias do Big Bang que ainda permeia o Universo [17]. Esse poder pode ser usado para muitos efeitos, inclusive atributos físicos (força, resistência, velocidade), reestruturação molecular, criação de campos de força, teleporte e numerosas outras habilidades.

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Comerciante - Cort Zo Tinnus
  • Grão Mestre - En Dwi Gast
  • Corredor - Gilpetperdon
  • Possessor - Kamo Tharnn
  • Obliterador - Maht Pacle
  • Jardineiro - Ord Zyonz
  • Cuidadora - Rubanna Lagenris Quormo
  • Astrônomo - Seginn Gallio
  • Colecionador - Taneleer Tivan
  • Contemplador - Tath Ki
  • Campeão - Tryco Slatterus
  • Explorador - Zamanathan Rambunazeth
  • Arquiteto
  • Magistrado
  • Ego, o Planeta Vivo

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Os Anciões do Universo foram mencionados em The Super Hero Squad Show episódio "When Strikes the Surfer". O Surfista Negro menciona que falara com os Anciões do Universo.

Filme[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Avengers #28 (maio de 1966)
  2. Avengers números 69 - 71 (outubro - dezembro de 1969)
  3. Avengers número 119 (janeiro de 1974) + 173 - 174 (julho-agosto de 1978)
  4. Contest of Champions #1 - 3 (junho-agosto de 1982)
  5. Avengers Annual #16 (dezembro de 1987)
  6. Marvel Two-In-One Annual #7 (janeiro de 1982)
  7. Silver Surfer vol. 3, #1 - 10 (julho de 1987 - abril de 1988)
  8. Silver Surfer vol. 3, #15 - 18 (setembro-dezembro de 1988)
  9. Silver Surfer vol. 3, #19 (janeiro de 1989)
  10. Silver Surfer vol. 3, #12 (junho de 1988)
  11. Silver Surfer vol. 3, #20 (fevereiro de 1989); 25 - 27 (julho - setembro de 1989) + 29 - 31 (novembro - dezembro de 1989)
  12. Thanos Quest #1 - 2 (setembro-outubro de 1990)
  13. Quasar #17 (dezembro de 1990)
  14. Quasar #47 - 48 (junho-julho de 1993)
  15. New Thunderbolts #15 - 16 (janeiro - fevereiro de 2006)+ Thunderbolts #102 - 108 (julho de 2006 - janeiro de 2007)
  16. She-Hulk vol. 3, #7 - 12 (novembro de 2004 e abril de 2005)
  17. Silver Surfer vol. 3, #5 (novembro de 1987)
  18. http://www.mediastinger.com/thor-the-dark-world-2013-extra-scenes-during-and-after-the-credits/
  19. http://marvel.com/news/story/20914/marvel_studios_begins_production_on_guardians_of_the_galaxy


[[Categoria:Equipes da Marvel Comics]