Bill Raio Beta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bill Raio Beta
Personagem fictícia de Marvel Comics
Nome original Beta Ray Bill
Língua original inglês
Criado por Walt Simonson
Primeira aparição The Mighty Thor #337
(novembro de 1983)

Bill Raio Beta (em inglês: Beta Ray Bill) é um personagem de quadrinhos da Marvel Comics, criado por Walter "Walt" Simonson em 1983.[1] Estreou na edição 337 da HQ "The Mighty Thor" (em português: "O Poderoso Thor".

Biografia ficcional[editar | editar código-fonte]

Bill Raio Beta pertence à raça alienígena korbinita, que teve de fugir de seu planeta natal, que seria destruído por Surtur, iniciando uma viagem em estase. Antes da viagem, Bill foi modificado geneticamente para receber poderes a fim de defender sua raça durante a fuga.

Thor, a pedido do coronel Nick Fury, intercepta a nave de Bill Raio Beta, Ferocímea, mas é atacado por este, que o confunde com um inimigo. Durante a batalha, Bill consegue empunhar Mjölnir, ganhando os mesmos poderes divinos de Thor.

Em seguida, Odin, pai de Thor, transporta Bill até a cidade de Asgard, pensando que este seria o seu filho. Após descobrir o engano, chama o verdadeiro Thor. Os dois guerreiros reivindicam a posse de Mjölnir, e Odin decide resolver o impasse através de um duelo entre os dois. Bill Raio Beta vence, mas não se sente bem em possuir o martelo, mesmo precisando dele para salvar sua raça. Assim, Odin cria um novo martelo, chamado "Rompe Tormentas" (em inglês: Stormbreaker) e o entrega a Bill, dando-lhe poderes semelhantes ao de Thor. Desde então, Bill e Thor tornaram-se aliados.[2]

Bill Raio Beta, Thor e Sif viajaram ao portal de onde saíam os demônios que atacavam a frota korbinita. Após os festejos da vitória em Asgard, Odin passa o encantamento de Thor para Bill, transformando seu corpo ao estado natural, anterior a modificação genética. Com isso, Thor não consegue mais transformar-se no doutor Donald Blake ao ficar mais de um minuto sem tocar o martelo. O korbinita seria Bill Raio Beta quando em sua forma primitiva, e Thor Raio Beta quando batesse a bengala e portasse o martelo (Odin também inverte o encantamento, pois transforma mortais em "Thor").

Bill e Sif procuram os outros korbinitas para protegerem, até encontrarem um novo planeta natal. Após isto, tornou-se um dos protetores de Asgard e do Universo. Thor confiou o reino de Asgard a Bill, mas quando o fim era inevitável, Bill Raio Beta foi liberado e teletransportado para longe.

Após se unir a Tropa Ômega para lutar contra a Gangue da Demolição, ele ficou preso em outra dimensão lutando contra as grandes feras.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Bill Raio Beta possui força e resistência muito superiores a de um humano comum. Suas modificações genéticas permitem a ele ainda sobreviver no espaço sem dificuldade. Graças ao seu martelo, ele consegue voar, controlar relâmpagos e tempestades e abrir portais dimensionais.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Codespoti, Sérgio (27 de fevereiro de 2013). «Walt Simonson desenhará arco com Thor na revista do Hulk». Portal universo HQ. Consultado em 1 de abril de 2016. 
  2. Callari, Alexandre; Zago, Bruno; Lopes, Daniel. Quadrinhos no Cinema. [S.l.]: Évora. 47 páginas. Consultado em 1 de março de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]