Terra X (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Earth X
Universe X
Paradise X
TerraX-0.jpg
Capa da edição definitiva de "Terra X", Editora Panini. Arte de Alex Ross
Editora(s) Marvel comics
Formato de publicação série limitada
Argumento Jim Krueger
Alex Ross
Desenho John Paul Leon
Colorista(s) Matt Hollingsworth
Melissa Edwards
Linda Lessmann
Letrista(s) Todd Klein
Arte-finalista(s) Bill Reinhold
Personagens principais Vingadores
X-Men
Universo Marvel
Título(s) em português Terra X

Terra X (original em inglês Earth X) é uma série limitada de histórias em quadrinhos produzida em 1999 para a Marvel Comics. Foi escrita por Jim Krueger e teve arte de John Paul Leon. Foi baseada em notas de Alex Ross sobre a ideia de um futuro distópico do Universo Marvel.

Essa série originou duas sequências: "Universo X" (Universe X) e "Paraíso X" (Paradise X). Esse universo da Terra X foi designado na Enciclopédia Marvel como Terra-9997.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Earth X começou em 1997 quando, com a repercussão de Kingdom Come, minissérie de Alex Ross e Mark Waid para a DC Comics, um editor da Revista Wizard perguntou a Ross como ele imaginaria um futuro daquele tipo (distópico) para o Universo Marvel. Ross esboçou algumas ideias para os mais conhecidos heróis daquela editora (Homem-Aranha, Capitão América e Hulk) num futuro em que todos os humanos tivessem conseguido superpoderes enquanto eles vivessem vidas comuns. A revista Wizard com o artigo de Ross (acompanhado das ilustrações características) esgotou rapidamente, uma procura tão grande que em 1999 (em combinação com a Marvel), o escrito foi publicado num folheto separado com o título Earth X Sketchbook, igualmente esgotado. Atenta a esse interesse dos fãs, a Marvel contratou Ross para criar uma série completa baseada em suas notas para o artigo.

Tramas[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A Terra X é um dos inúmeros planetas onde os poderosos alienígenas conhecidos como Celestiais trouxeram suas "sementes". Após dez anos do término da Era Heróica, Raio Negro secretamente lança a mutagênica "Névoa Terrígena" na atmosfera da Terra, com o objetivo de transformar toda a Humanidade em Inumanos, numa tentiva de parar a perseguição aos seus súditos. Seguindo seu plano ele cegou Uatu, o Vigia, para evitar que o ser registrasse esse ato. Uatu então traz X-51 (Homem-Máquina) para ser o novo Vigia, usar os equipamentos para observar os acontecimentos e relatá-los.

Enquanto isso o Capitão América finalmente mata o Caveira Vermelha e deixa os Vingadores. Pouco tempo depois, Reed Richards constrói uma rede de energia mundial que usa o vibranium, para resolver o problema da crise energética. Um dos cientistas cai no reator, provocando a falha global do sistema e uma explosiva reação em cadeia.

A Névoa Terrígena começa a provocar as mutações genéticas na população, efeito apelidado de "Praga X", mas a culpa recai sob o experimento de Richards. Benny Beckley, o filho adolescente do Cometa, ganha a habilidade de controle dos outros e fica conhecido como Caveira (Skull). Todos os telepatas do mundo morrem devido aos efeitos da manifestação dos poderes de Beckley. Sentinela City e Terra Selvagem tornam-se refúgios para os mutantes. Capitão América enfrenta o garoto ao lado de seu novo parceiro, Wyatt Wingfoot, agora chamado de Asa Vermelha (nome da ave do Falcão). Outro aliado é o Demolidor, artista de circo humano que sofreu mutação e lidera um grupo de circenses.

Doutor Destino e Namor juntam-se e atacam as Nações Unidas, enfrentando num combate mortal o Quarteto Fantástico. A batalha termina com Namor transformado num ser cuja pele se incendeia em contato com o ar e com isso ele é forçado a permanecer no oceano. Reed Richards pega a armadura do Doutor Destino e se exila no Castelo da Latvéria. Coisa se casa com a Alicia Masters e tem dois filhos, Buzz e Chuck.

Peter Parker (o Homem-Aranha) deixa a carreira de herói e se angustia com a filha adolescente May, que se transformou numa nova manifestação de Venon.

Homem Absorvente assimila as propriedades de Ultron e ataca Washington, D.C., sendo combatido pelos Vingadores. A batalha causa a morte de membros do grupo e a destruição da cidade. Os super-heróis então fazem um pacto com Solaris, o mutante oriental que se tornou o Imperador do Japão, ficando cada um com um pedaço do vilão absorvedor para que o mesmo não consiga mais ressurgir.

Com a destruição de Washington, as Industrias Osborn (pertencentes a Norman Osborn, o Duende Verde) assumem o controle da produção de alimentos do país. Norman também sofreu mutação e seu rosto ficou semelhante a máscara de Duende que usava. Ele se torna presidente sem eleição. Para assegurar seu poder político, Osborn usa um DNA alienígena para criar o parasita-Hidra que permite controle mental coletivo das pessoas. Tony Stark, o Homem de Ferro, consegue escapar da mutação se isolando em seu refúgio, e constrói os "Vingadores de Ferro" para combater a Hidra. Colossus, agora o Czar da Rússia, controla o principal abastecimento de alimentos da Grã Bretanha, país que agora é comandado pelo Capitão Britânia, chamado de Rei Bretanha. O Pantera Negra sofre mutação e se torna um híbrido de humano e felino, tornando seu país Wakanda num refúgio para os Ani-Men. Ele é casado com Tempestade.

O climax acontece com a chegada dos Celestiais e a batalha deles contra o novo Galactus (Franklin Richards).

Universo X[editar | editar código-fonte]

Após os eventos da história anterior, a massa da Terra é reduzida causando uma mudança de órbita e do campo magnético que afeta drásticamente o clima do planeta. Um quarto da população de Nova Iorque perece, vítima do clima. Um culto ao Homem Absorvente começa a assassinar todos aqueles que guardam partes do vilão. Sob a influência de Mefisto, Imortus, que agora é papa, funda uma igreja que defende a dominação mutante da galáxia e quer a destruição dos aparelhos de Reed Richards que eliminaram a mutação da população (história anterior). Enquanto isso, o Capitão Marvel (Mar-Vell) reencarna como o filho de "Ele" (Adam Warlock) e "Ela" (Kismet), mas sua alma permanece no limbo dos mortos. Capitão América se torna o protetor de Mar-Vell criança e embarca numa jornada mundial em busca de peças para negociação com os mutantes e impedir uma guerra no Limbo dos Mortos entre Thanos e Senhora Morte contra Mar-Vell. Na Rua Zero ele tem um combate mortal contra os Vampiros da Noite (Night People).

Paraíso X[editar | editar código-fonte]

Com a destruição da Senhora Morte (história anterior), Mar-Vell constrói um Paraíso no centro da Zona Negativa para os falecidos que estão no limbo. A população viva da Terra torna-se imortal.

X-51 decide que a população das Terras alternativas deveriam ser avisadas sobre a ação dos Celestiais cujo embrião cresce no interior daqueles planetas. Ele lança um alarme através do multiverso e recruta e envia heróis para as linhas de tempo alternativas. São eles Tempestade da Terra 1298, Deathlok (Luther Manning, Terra-7484), Hiperiom (Terra-1121), Killraven (Terra-691), Homem de Ferro de 2020 (Terra-8410), Garota-Aranha (Terra-1122) e Wolverine (da Terra-811).

O Vigia da Terra-9997 é banido por X-51 para mundos alternativos para que não atrapalhe os planos. No Paraiso de Mar-Vell, o equipamento do Alto Evolucionário transforma as almas de Raio Negro, Capitão América, Demolidor (Matt Murdock), Dr. Destino, Gigante (Henry Pym), Fênix e Tony Stark. Todos os que entram no Paraíso consomem um fragmento do Cubo Cósmico, capacitando-os a criarem uma realidade própria alternativa. Mas o Paraíso começa a se expandir com a chegada de mais almas e destroi limites tais como o da Zona Negativa, fazendo com que Blastaar e Aniquilador cheguem a Nova Iorque e ataquem o Edifício Baxter.

Reed Richards, Bruce Banner e Fera, com outros brilhantes cientistas, tentam encontrar uma solução para a ausência da morte. Eles decidem contatar Jude, o Homem Entrópico, e tentam criar um composto capaz de levar à morte as pessoas. Mefisto interfere e o confronto que se segue chega à Grã Bretanha, lugar onde Merlin, Doutor Estranho, Psylocke e Meggan ajudam o Rei Bretanha a usar a espada Escalibur contra o demônio. A Suprema Inteligência com seu exército de almas krees tenta conquistar o Paraiso. Durante os eventos, Mar-Vell explica a Reed que ele se tornou a nova Eternidade.

Personagens de Terra X e Universo X[editar | editar código-fonte]

  • Uatu - Vigia que foi cegado e ficou incapaz de observar os eventos na Terra por 20 anos, o que o deixou niilista e insensível.
  • Homem-Máquina - Foi recrutado por Uatu para ser o novo Vigia. Teve sua aparência mudada para uma pele transparente ao invés do antigo disfarce humano que usava.

Vingadores[editar | editar código-fonte]

  • Capitão América - Ele está com 100 anos, careca, de aparência alquebrada e assustada. Em sua testa há uma cicatriz com o formato da letra A..
  • Pantera Negra - Sofreu mutação se transformando numa mescla de homem e pantera.
  • Hulk - Hulk foi separado de Bruce Banner, que agora é uma criança enquanto o gigante verde se parece com uma criatura símia verde. Hulk ajuda Bruce Banner sendo seus olhos, pois o cientista está cego.
  • Miss Marvel - Ela ajuda Mar-Vell na luta contra a Senhora Morte.
  • Thor - É agora uma mulher devido a engano de Odin provocado por Lóki. O objetivo dessa mudança foi ensinar humildade ao Deus do Trovão.

Avenging Host[editar | editar código-fonte]

Mar-Vell mata a Senhora Morte e muda o Limbo dos Mortos para um paraíso. Com isso, ele seleciona as almas dos heróis mortos e os transforma em um grupo de guardiões chamados Avenging Host, com todos os membros recebendo asas e outras características tradicionais de anjos.

  • Raio Negro - Rei dos Inumanos que matou o irmão louco Maximus e detonou uma Bomba de Cristal Terrígeno na atmosfera da Terra. Secretamente foi quem cegou Uatu. Ele morreu na batalha contra os Celestiais. Transformado em membro do Avenging Host, ganhou asas.
  • Doutor Destino - Foi morto numa explosão. Ele também ganhou asas e uma pele metálica.
  • Gigante - assassinado na Batalha contra o Homem-Absorvente. Como membro dos Avenging Host ele também recebeu asas e manteve o tamanho crescido.
  • Gavião Arqueiro - Mutação lhe deu dois braços adicionais. Morreu na luta contra o Homem Absorvente. Ficou também com a aparência de anjo.
  • Homem de Ferro - Morreu sem que a sua mutação se desenvolvesse. Também recebeu uma pele metálica e asas.
  • Demolidor (Matt Murdock) - Ele e Elektra foram assassinados pelo Mercenário. No Limbo, Matt Murdock se tornou um sacerdote dos Avenging Host.
  • Fênix - Esse ser de energia acabou assumindo a forma de Jean Grey e se sacrificou. No Limbo, se tornou um híbrido de ambos os seres.

Quarteto Fantástico[editar | editar código-fonte]

X-Men[editar | editar código-fonte]

  • Professor X - Morreu logo no início das mutações. Seu espírito mais tarde ajudou Mar-Vell na luta contra a Senhora Morte.
  • Arcanjo - Perdeu sua fortuna e se tornou um "anjo da guarda".
  • Banshee - Assassinado por Black Tom Cassidy. Seu espírito ajudou Mar-Vell na luta contra a Morte.
  • Fera - Ficou com o pelo branco e se mudou para Wakanda onde trabalha para o Pantera Negra.
  • Cable - Sucumbiu ao vírus tecno-orgânico e se refugiava em Sentinela City.
  • Colossus - Se tornou o Czar da Russia.
  • Ciclope - Líder de um novo time de X-Mens que se aliou ao Capitão América.
  • Cristal - Asssassinada por Mefisto como retaliação pela morte da Senhora Morte por Mar-Vell.
  • Destrutor - Se juntou ao pai, o Corsário, após a morte do Professor X.
  • Homem de Gelo - Aprisionado em sua forma gélida, sendo forçado a se mudar para lugares de clima frio. Ele construiu uma cidade no Polo Norte.
  • Kitty Pryde - Assassinada ao proteger Colossus de um disparo.
  • Noturno - Se tornou o que sempre temeu, um demônio. Perdeu um braço e se transformou em Belasco: Senhor do Limbo (chamado em outras realidades de Purgatório).
  • Jean Grey - Jean perdeu seus poderes psíquicos e se casou com Wolverine. No casamento, ambos ganharam peso significativo.
  • Longshot - Desapareceu e nem X-51 conseguiu encontrá-lo.
  • Homem Múltiplo - Foi afetado pela maldição do Wendigo.
  • Nate Grey - Infectado pelo vírus tecno-orgânico, se transformou em Stryfe. Morreu tentando proteger Madelyne Pryor.
  • Polaris - Se juntou ao Destrutor e ao Corsário no espaço.
  • Vampira - Tida como assassinada conforme X-51 mas Fera contou uma versão diferente sobre sua morte, após ela ter procurado cura com Sauron.
  • Tempestade - Se casou com Pantera Negra e se tornou a Rainha de Wakanda.
  • Pássaro Trovejante - John Proudstar foi visto no Limbo dos Mortos conversando com o Professor X.
  • Wolverine - Ficou gordo e, com a ajuda do Homem Máquina, descobriu ser descendente da mesma espécie de Moon-Boy.

Novos X-Men[editar | editar código-fonte]

Liderados por Cíclope, foram membros do circo do Demolidor (segundo):

  • Charmer - Fez parte do circo do Demolidor. Ela conseguia criar serpentes de energia.
  • Dogface - Mutante canino que morou em Wakanda. Fez parte do circo do Demolidor como Menino Cara-de-Cão, antes de se juntar aos X-Men.
  • Double-Header - Ser com duas cabeças humanas, fez parte do circo do Demolidor.
  • Mermaid - Mutante com aparência de sereia, fez parte do circo do Demolidor. Ela conseguia "nadar" no ar.
  • Tower - Tower ou Torre é um gigante humano que fez parte do circo do Demolidor.

Outros Heróis[editar | editar código-fonte]

  • Capitão Britânia - Se tornou o Rei da Bretanha.
  • Cavaleiro da Lua - Se tornou um ser imortal e perdeu a sanidade após inalar poeira de Vibranium da estátua de Khonshu e é adorado por um culto conhecido como Os Filhos de Set (que acreditam que ele é a morte em si).
  • Corsário - Se juntou a Destruidor e Polaris no espaço.
  • Demolidor II - Após a morte do Demolidor original, um homem com um fator de cura poderoso que sara qualquer ferimento rapidamente (e que o Coisa acredita ser o Deadpool) tomou o nome e uniforme e começou a se apresentar em espetáculos circenses, demonstrando suas habilidades de sobreviver aos mais terriveis ferimentos.
  • Dinossauro Demônio e Moon-Boy - Ambos morreram e seus corpos foram encontrados na Área Azul da Lua. Foi revelado que Wolverine é da mesma espécie que Moon-Boy.
  • Doutor Sansão - Foi o psiquiatra do garoto Caveira. Assasinado pelo adolescente.
  • Doutor Estranho - assassinado pela forma astral de Clea, que se tornou aliada de Lóki. Seu corpo foi aprisionado por Wong. Mar-Vell mai tarde restaurou sua forma astral para que o Doutor Estranho voltasse a vida.
  • Ka-Zar - Sofreu mutação que o deixou com uma cabeça de dinossauro.
  • Luke Cage - Luta contra o crime como policial.
  • Mar-Vell - Reencarnou como criança e lutou numa cruzada atrás de artefatos que o possibilitassem criar um paraíso. Capitão América foi seu aliado nessa busca.
  • Namor - Amaldiçoado por Franklin Richards a ter um lado do corpo sempre em chamas quando em contato com o ar.
  • Águia Noturna - Os olhos de Kyle Richmond, dados por um Mefisto disfarçado, possibilitavam-no ver o futuro. Ditou para seu colega de faculdade Gárgula (Isaac Christians) a narrativa do que via.
  • Prowler - Possuida por um fragmento do Homem Absorvente, participou do ataque a Washington DC.
  • Rom - Enviado ao Limbo e condenado a lutar contra os Espectros constantemente. Ficou conhecido como o maior dos Cavaleiros do Espaço.
  • Shanna, a Mulher-Demônio - Sofreu mutação e foi transformada em leopardo humanóide.
  • Homem-Aranha - Peter Parker teve sua identidade revelada ao publico e se aposentou. Voltou a agir quando sua filha foi escravizada pelo Caveira.
  • Solaris - Se transformou no Imperador do Japão.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Homem Absorvente - Absorveu Ultron e ganhou maior conhecimento sobre suas habilidades.
  • Mercenário - matou o Demolidor.
  • Doutor Octopus - Visto numa ilusão do Homem das Aranhas.
  • Executores - Guarda-costas do presidente Norman Osborn.
    • Fancy Dan - Sofreu mutação que o deixa invisível exceto o bigode.
    • Montana - Suas mãos se transformaram em laços.
    • Boi ou Touro - Se transformou num boi humanóide (similar ao minotauro).
  • Duende Verde - Norman Osborn é o presidente norte-americano. Seu rosto assumiu a forma da máscara do Duende, forçando-o a usar um disfarce para aparecer em público. Foi assassinado pelo Caveira.
  • Alto Evolucionário - Usou um dos mecanismos para transformar Franklin Richards em um novo Galáctus.
  • Imortus - Se tornou Papa de uma igreja dedicada a servi-lo.
  • Tubarão Tigre - Cometeu suicídio e foi para o Limbo dos Mortos.
  • Rei do Crime - Morreu e foi para o Limbo dos Mortos.
  • Loki - Loki decobriu que os asgardianos são mutantes de longa vida que possuem poderes imaginados pelos humanos, bloqueados pelos Celestiais que os induziram a acreditar que são imortais e que assim não evoluirão a deuses e ameaças aos poderosos seres (como Franklin, cujo poder mutante o fez se transformar em Galactus, apenas por acreditar nisso).
  • Magneto - Durante a época que a Névoa Terrígena estava na atmosfera, Magneto manipulou os Sentinelas e construiu um santuário chamado Sentinela City na Terra Selvagem.
  • Mister Hyde - Visto no Limbo dos Mortos.
  • Caveira - Principal antagonista na série original. É um adolescente neonazista que usa poderes telepáticos para dominar o mundo, aproveitando-se da catástrofe da Névoa Terrígena. É derrotado pelo Capitão América.
  • Homem das Aranhas - Um afro-americano sem-teto que foi mudado para aspecto reptiliano que lembra a aparência do Homem-Aranha. Ele usa teias energéticas que pode prender pessoas em uma ilusão.
  • Ultron - Sua inteligência foi absorvida pelo Homem Absorvente.
  • Abutre - Abutre mutante alado que se associa aos Executores.

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

  • Harry Osborn - Harry foi visto numa ilusão do Homem das Aranhas.
  • J. Jonah Jameson - J. Jonah Jameson perdeu seu cargo no Clarim Diário e saiu dos negócios quando Peter Parker revelou a identidade dele de Homem-Aranha. A mutação o transformou num burro humanóide.
  • John Jameson - A razão de sua transformação em Homem-Lobo foi causada pelos Celestiais. Controla sua transformação usando um aparelho criado por Reed Richards.

Explicações[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, a Terra X foi proposta como um futuro para a Terra-616. Contudo, os sucessivos retcons (recontadas) da série não se mostraram consistentes com esse universo. Um exemplo ocorre em Paradise X quando se revela que Wolverine não é um mutante genuíno mas pertencente a uma espécie de "humanos de sangue puro", livres das manipulações genéticas dos Celestiais (bem como um descendente de Moon-Boy). Os editores da Marvel declararam que essas mudanças não seriam incorporadas ("canonizadas") ao Universo Marvel Original. Na revista #11 de Paradise X foi afirmado que não se trata de um futuro alternativo mas o presente (ou seja, 2003, ano da publicação).

A série Paradise X nunca foi concluída devido a interferencias editorias durante a publicação. Com a baixa das vendas, os especiais X e A planejados para serem uma revista dupla, foram reduzidos para exemplar de 22 páginas. O autor Jim Krueger expressou desalento pela perda de páginas e não conseguiu usar o final que planejara. A ideia para a conclusão era o Capitão América, suspeitando que Capitão Marvel era uma ameaça, o matasse logo após a muralha de energia envolver o universo, isolando-o dos Celestiais e Anciões. Ascendendo ao trono do Paraiso, o Capitão América percebe que as intenções de Marvel eram benignas.[3]

Uma planejada série que se chamaria Tales of Earth X, foi proposta mas nunca aprovada. A série, ambientada antes dos enventos de Earth X, revelaria os últimos dias de personagens como o Professor X antes que a mutação transformasse a população em mutantes e provocasse a morte dos telepatas.

Uma história única (one-shot) a ser chamada The Earth X Companion seria lançada em 2008, contendo notas e esboços de Jim Krueger e Alex Ross bem como uma história curta desenhada por Bill Reinhold detalhando o destino do Modelo de Vida Artificial de Nick Fury.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]