Adiantum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAdiantum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pteridophyta
Classe: Pteridopsida
Ordem: Polypodiales
Família: Pteridaceae
Subfamília: Vittarioideae
Género: Adiantum
L.
Espécie-tipo
Adiantum capillus-veneris
L.
Espécies
Ver texto

Adiantum é um género de fetos com cerca de 200 espécies, que pertence à família Pteridaceae,[1] no entanto, alguns pesquisadores colocam-no na sua própria família, Adiantaceae.

O nome do género vem do grego antigo, significando não molhado, que se refere à habilidade da fronde em repelir a água sem que fique molhada.

Descrição[editar | editar código-fonte]

São distintivas em termos de aparência, com espiques e ráquis escuros, muitas vezes pretos. O tecido foliar é muitas vezes delicado. Os soros alojam-se submarginalmente, estando cobertos abas de tecido foliar, fazendo lembrar indúsios. O dimorfismo entre frondes estéreis e férteis é de maneira geral subtil.

De maneira geral, preferem locais bem drenados, húmidos e ricos em húmus, variando entre solos em terras baixas até paredes verticais rochosas. Muitas espécies são especialmente conhecidas por crescerem em paredes rochosas perto de quedas de água.

A maior diversidade de espécies pode ser encontrada nos Andes. Diversidade apreciável também ocorre na Ásia oriental, com cerca de 40 espécies na China.

Cladística[editar | editar código-fonte]

É sabido que o género é parafilético, e que os fetos da subfamília Vittarioideae são derivados deste grande género parafilético. entanto, se A. raddianum, e possivelmente algumas outras espécies forem removidas, as restantes plantas serão então monofiléticas.

Cultivo[editar | editar código-fonte]

Muitas espécies são cultivadas para o comércio em horticultura.

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal apresenta as seguintes espécies e subespécies:[2]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Christenhusz, Maarten J. M.; Zhang, Xian-Chun; Schneider, Harald (18 de fevereiro de 2011). «A linear sequence of extant families and genera of lycophytes and ferns» (PDF). Phytotaxa. 19: 7–54. ISSN 1179-3163 
  2. Sequeira M, Espírito-Santo D, Aguiar C, Capelo J & Honrado J (Coord.) (2010). Checklist da Flora de Portugal (Continental, Açores e Madeira) Arquivado em 29 de maio de 2014, no Wayback Machine.. Associação Lusitana de Fitossociologia (ALFA).
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Adiantum
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Adiantum