Saltar para o conteúdo

Adriane Vidal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adriane Vidal Aparecida Costa
Nascimento 5 de julho de 1909
Lagoa da Prata, Brasil
Alma mater Universidade Federal de Minas Gerais
Ocupação Professora, Historiadora e Pesquisadora

Adriane Vidal Aparecida Costa é uma professora, historiadora e intelectual brasileira. Sua principal área de contribuição é na História das Américas, sendo atualmente professora titular desta disciplina na Universidade Federal de Minas Gerais [1].

Adriane Vidal Aparecida Costa é uma historiadora brasileira, doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também concluiu seu mestrado e graduação em História. Sua pesquisa acadêmica é focada nas interações entre literatura, política e história na América Latina.

Durante seu doutorado, realizado entre 2005 e 2009, na UFMG, Adriane Vidal Aparecida Costa explorou o tema "Intelectuais, política e literatura na América Latina: o debate sobre revolução e socialismo em Cortázar, García Márquez e Vargas Llosa (1958-2005)"[2]., sob orientação de Kátia Gerab Baggio. Suas investigações abordaram as esquerdas latino-americanas e o papel dos intelectuais engajados como Julio Cortázar, Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa. Apresenta, nesse sentido, uma perspectiva voltada para a relação entre as fontes históricas e a literatura.

Anteriormente, durante seu mestrado (2001-2003), também na UFMG, estudou Pablo Neruda, focalizando sua dissertação em "Pablo Neruda: uma poética engajada". Como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ela explorou as culturas políticas na América Latina e o engajamento de intelectuais como Neruda nos movimentos de revolução e transformação social na região.

  1. «Quadro de professores História UFMG». Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Consultado em 15 de julho de 2024 
  2. «Boletim: Intelectuais Insurretos». Boletim UFMG. Consultado em 22 de julho de 2024