Advanced Message Queuing Protocol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Advanced Message Queuing Protocol (AMQP) ou Protocolo avançado de enfileiramento de mensagens é um protocolo de camada de aplicação padrão aberto para Message Oriented Middleware. As características definidoras do AMQP são Orientação mensagem, roteamento (incluindo o ponto-a-ponto e publicar e assinatura), confiabilidade e segurança.[1]

O protocolo AMQP determina o comportamento do provedor de mensagens e do cliente na medida em que implementações de diferentes fornecedores são interoperáveis, da mesma forma que o SMTP, HTTP, FTP, etc. criaram sistema interoperáveis. As padronizações anteriores de middleware aconteceram a nível de API (por exemplo, JMS) e tiveram foco em padronizar a interação do desenvolvedor com diferentes implementações de middleware, em vez de fornecer interoperabilidade entre várias implementações. Ao contrário do JMS, que define uma API e um conjunto de comportamentos que uma implementação de mensagens deve fornecer, o AMQP é um protocolo "wire-level". Um protocolo "wire-level" é uma descrição do formato dos dados que são enviados pela rede como um fluxo de bytes. Consequentemente, qualquer ferramenta que possa criar e interpretar mensagens em conformidade com esse formato de dados pode interoperar com qualquer outra ferramenta compatível, independentemente da linguagem de implementação.

Notas e Referências

  1. «Advanced Message Queuing Protocol». ieeexplore.ieee.org (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2015 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.