Aeroporto de Dublin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aeroporto de Dublin
Aerfort Bhaile Átha Cliath
Aeroporto
Aeroporto de Dublin
IATA: DUB - ICAO: EIDW
Características
Tipo Público
Administração Dublin Airport Authority
Serve Dublin,  Irlanda
Inauguração 1940
Coordenadas 53° 25' 17" N 6° 16' 12" O
Altitude 74 m (243 ft)
Movimento de 2007
Passageiros 23,2 milhões
Website oficial www.dublinairport.com Página oficial
Mapa
DUB está localizado em: Irlanda
DUB
Localização do aeroporto na Irlanda
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície
10/28
2 637  m (8 652 ft)


11/29
1 339  m (4 393 ft)


16/34
2 072  m (6 798 ft)

O Aeroporto de Dublin ou de Dublim[1][2][3][4] (IATA: DUB, ICAO: EIDW; em gaélico: Aerfort Bhaile Átha Cliath) é operado pela Dublin Airport Authority. Localizado em Collinstown, na parte de Fingal, no Condado de Dublin, é, de longe, o aeroporto mais movimentado da República da Irlanda - mais de 23,2 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto em 2007. Para colocar isto em perspetiva, a população da Área Metropolitana de Dublin é aproximadamente 1,6 milhões de habitantes, a República da Irlanda tem cerca de 4,3 milhões, e a ilha da Irlanda pouco mais de 6 milhões. O tráfego de passageiros no Aeroporto de Dublin é predominantemente internacional; apenas 900 mil dos seus 23,2 milhões de passageiros, em 2007, eram para outras zonas do país.

O aeroporto está localizado a cerca de 10 quilómetros do norte de Dublin, numa zona rural perto de Swords, e é servida por autocarros e táxis. Uma linha ferroviária subterrânea denominada "Metro do Norte", que vai ligar o aeroporto a Dublin, foi aprovado e está em fase de desenvolvimento.

O aeroporto é sede da transportadora aérea nacional da Irlanda, a Aer Lingus, a maior da Europa e da companhia aérea Ryanair. A terceira companhia aérea da Irlanda, CityJet, está sedeada na cidade vizinha de Swords. A companhia aérea regional e nacional irlandesa, a Aer Arann, oferece várias rotas para outros pontos da República da Irlanda e para o Reino Unido, a partir de Dublin, mas enquanto parte da sua administração está sediada no Aeroporto de Dublin, a sua base principal está no Aeroporto de Galway, no Oeste da Irlanda.

O aeroporto tem uma extensa rede de curto e médio curso, servidos por uma panóplia de meios de transporte. Os serviços aéreos oferecidos para outros pontos do país, deslocam-se para outros aeroportos regionais irlandeses. Existem cerca de 50 partidas diárias a partir de Dublin para todos os cinco aeroportos de Londres (Stansted, Luton, Gatwick, Heathrow e Cidade de Londres). Existe também um tamanho razoável de uma rede de longo curso. A Aer Lingus serve muitos destinos populares nos Estados Unidos.

O aeroporto oferece serviços de preclearance para quem se desloca para os Estados Unidos. Dublin e Shannon são os únicos dois aeroportos europeus com este serviço. Ele permite que os passageiros tenham a sua "papelada" tratada antes da partida, economizando tempo após a sua chegada aos EUA. No entanto, devido ao congestionamento, existem inúmeros voos que não utilizam este mecanismo. Está previsto ter Alfândegas e controlos do Departamento de Agricultura, implementados no novo terminal, ou seja, os voos não terão que desembarcar em todos os controlos internacionais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto de Dublin

Referências

  1. Porto Editora. «Dublim». Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Infopédia – Enciclopédia e Dicionários Porto Editora. Consultado em 18 de janeiro de 2012 [ligação inativa]]
  2. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 18 de janeiro de 2012 
  3. Macedo, Vítor (Primavera de 2013). «Lista de capitais do Código de Redação Interinstitucional» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41). 14 páginas. ISSN 1830-7809. Consultado em 23 de maio de 2013 
  4. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.