Aerostática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Aerostática é a parte da estática de fluidos que estuda o equilíbrio dos gases e dos corpos sólidos imersos neles, quando sob influência somente de forças gravitacionais.[1] A lei de Arquimedes, segundo a qual um corpo imerso em um fluido (seja ele gasoso ou líquido) sofre a ação de uma força igual ao peso do fluido deslocado, é a principal lei da aerostática, se o fluido for gasoso, ou da hidrostática, se o fluido for líquido.

O voo de balões e dirigíveis são baseados na aerostática. Na meteorologia, nuvens e névoas obedecem a relações simples entre temperatura e pressão, preditas a partir dos princípios da aerostática.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. aerostática in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-08-19 16:50:14]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/aerostática