Agência Magnum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Magnum (nome retirado de uma enorme garrafa de champagne) é uma cooperativa de fotógrafos francesa, que surgiu em 1947, liderada pelo fotógrafo húngaro Robert Capa (19131954) que já fotografava em cenários de guerra desde os anos 30. Participaram também da Agência Magnum o fotógrafo polonês David Seymour “O Chim” (19111956), o francês Henri Cartier Bresson e o inglês George Rodger.

O primeiro escritório da Magnum surgiu em um apartamento de quarto e sala no 125 da rua Faubourg Saint-Honoré, em Paris, com instalações precárias e um telefone. O sucesso e a repercussão foram tamanhos que nos anos seguintes a agência se juntou a mais quatro fotógrafos europeus e norte-americanos como Ernest Hass, Werner Bischop, René Burri, Inge Morath e Cornel Capa, irmão de Robert Capa.

A Magnum sempre foi uma agência em forma de cooperativa onde são os fotógrafos associados que decidem os rumos e as orientações dos trabalhos a serem realizados. A partir dessa experiência, diversas agências em todo o mundo foram surgindo, como as agências Gamma e Viva, da França, a Agência Tio, surgida em 1958 na Suécia e a Agência F4, de São Paulo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Fotografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]