Saltar para o conteúdo

Agência Nacional de Vigilância Sanitária: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Foram inseridos dados referentes a informacoes sobre documentos AFE e AE da ANVISA
Linha 18: Linha 18:
*[http://www.infarmed.pt Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Portugal]
*[http://www.infarmed.pt Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Portugal]
*[http://www.fda.gov/ US Food and Drug Administration (FDA), Estados Unidos]
*[http://www.fda.gov/ US Food and Drug Administration (FDA), Estados Unidos]
* {{Link||http://www.m2farma.com/|M2Farma - Consultoria para Farmácias e Drogarias - Especialistas em documentos para Farmácias AFE AE junto a ANVISA}}

{{DEFAULTSORT:Agencia Nacional Vigilancia Sanitaria}}[[Categoria:Saúde no Brasil]][[Categoria:Saúde pública]][[Categoria:Agências reguladoras federais do Brasil|Vigilância Sanitária]][[Categoria:Governo FHC]]

{{DEFAULTSORT:Agencia Nacional Vigilancia Sanitaria}}
[[Categoria:Saúde no Brasil]]
[[Categoria:Saúde pública]]
[[Categoria:Agências reguladoras federais do Brasil|Vigilância Sanitária]]
[[Categoria:Governo FHC]]

Revisão das 19h37min de 2 de abril de 2014

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil.

Juridicamente concebida como uma autarquia de regime especial, a agência exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde.

A autarquia é também responsável pela aprovação dos produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, para posterior comercialização, implementação e produção no país. Além disso, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores controla os portos, aeroportos e fronteiras nos assuntos relacionados à vigilância sanitária. Sua atuação abrange também o monitoramento e a fiscalização dos ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde. A agência atua ainda na esfera econômica, ao monitorar os preços de medicamentos e ao participar da Câmara de Medicamentos (Camed).

A Anvisa foi criada no governo Fernando Henrique Cardoso pela lei nº9.782, de 26 de Janeiro de 1999.[1] Sua missão é: "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso".

Ver também

Referências

Ligações externas