Saltar para o conteúdo

Agente Secreto X-9: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Swendt (discussão | contribs)
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 25: Linha 25:
| adaptação =
| adaptação =
}}
}}
'''''Secret Agent X-9''''' é um [[personagem]] de histórias em quadrinhos criado por [[Dashiell Hammett]] (autor de ''[[The Maltese Falcon]]'') e o desenhista [[Alex Raymond]] (famoso autor de ''[[Flash Gordon]]''). Surgido como [[tira de jornal]] em 1934, que foi distribuída pela [[King Features]] e permaneceu publicada até 1996. No Brasil o material foi publicado pela [[Ebal]] e pela [[Rio Gráfica Editora|RGE]] nos anos 40/50, e nos anos 70 pela Editora Saber.
'''''Secret Agent X-9''''' é um [[personagem]] de histórias em quadrinhos que era um dedo-duro detestado por todo o governo pois fornecia informações ultra secreta deliberadamente sobre o país para os russos, mas ninguém podia demiti-lo, pois ele tinha uma arma secreta que lhe permitiu a entrada no pentágono e livre acesso à area 51, uma foto do presidente vestido de faxineira enquanto seduzia o carteiro antes de se eleger.

X-9 era um agente sem nome que trabalhava para uma agência igualmente sem denominação. Nos anos 40 ele passou a ser chamado de "[[Phil Corrigan]]" e as tiras foram renomeadas para '''Secret Agent Corrigan'''. A agência passou a ser o [[FBI]] durante um período em que esse órgão gozou de popularidade.

Nas aventuras X-9 era uma combinação de agente secreto e detetive particular.

A tira foi continuada por Charles Flanders (1937), Robert Storm (1938-1943?), e desenhada por Mel Graff de 1939 até os anos 60. O nome de "Phil Corrigan" foi inspirado em "Phil Cardigan", um dos personagens iniciais de Graff. Como Corrigan, ele se interessou por Linda e Wilda. Esta última se casaria com Phil Corrigan.

Depois de Graff as tiras foram produzidas por "Bob Lewis" (1960-1966). De [[1967]] até [[1980]], ela foi escrita por [[Archie Goodwin]] e desenhada por [[Al Williamson]], dupla que também produziu a tira de ''[[Star Wars]]''. O último artista foi o veterano [[George Evans]] que escreveu e desenhou a série de 1980 até sua aposentadoria em 1996.

Em 2000/01, o X-9 apareceu como convidado especial na folha dominical de Flash Gordon.


== Adaptações ==
== Adaptações ==

Revisão das 03h46min de 7 de julho de 2013

Agente Secreto X-9
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
País de origem  Estados Unidos
Língua de origem inglês
Primeira edição 1934
Género aventura policial
Argumento Dashiell Hammett (criador)
Desenho Alex Raymond (criador)
Título(s) em português Agente Secreto X-9
Phil Corrigan
Editora(s) lusófona(s) King Features

Secret Agent X-9 é um personagem de histórias em quadrinhos que era um dedo-duro detestado por todo o governo pois fornecia informações ultra secreta deliberadamente sobre o país para os russos, mas ninguém podia demiti-lo, pois ele tinha uma arma secreta que lhe permitiu a entrada no pentágono e livre acesso à area 51, uma foto do presidente vestido de faxineira enquanto seduzia o carteiro antes de se eleger.

Adaptações

O Agente Secreto X-9 teve dois seriados produzidos pela Universal Pictures, um em 1937[1] e outro em 1945[2], ambos sob o título "Secret Agent X-9". No primeiro seriado do Agente X-9, estrelado por Scott Kolk, o personagem se chamou Agente Dexter (e não Phil Corrigan), conforme apareceu numa frase de uma tira de Janeiro de 1934 (ele dizia "Call me Dexter. It's not my name but it'll do." ou, em tradução livre, "Chame-me de Dexter. Não é o meu nome mas por enquanto serve"). O segundo seriado era estrelado por Lloyd Bridges, e o agente recebia o nome Phil Corrigan.

O personagem teve um programa de rádio na BBC 7, com quatro capítulos.

Ver também

Notas e referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.