Alex Raymond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alex Raymond
Alexander Gillespie Raymond
750sporsiluroRaymond.jpg

Nascimento 2 de outubro de 1909 New Rochelle, Nova Iorque
Morte 6 de setembro de 1956 (46 anos) Westport, Connecticut
Nacionalidade estadunidense
Área(s) de atuação desenhista
Trabalhos de destaque Flash Gordon, Rip Kirby
Prêmios Reuben Award (1949), Comic Book Hall of Fame, 1996

Alex Raymond (nascido Alexander Gillespie Raymond; 2 de Outubro de 1909, em New Rochelle, Nova Iorque - 6 de Setembro de 1956) foi desenhista dos Estados Unidos, criador de personagens como Rip Kirby (1946) (br.: Nick Holmes), Agente Secreto X-9 (1934) e Flash Gordon (1934). Seu virtuosismo e realismo nos desenhos inspirou o estilo de vários artistas e até muitos anos depois da sua morte, continua a influenciar o trabalho dos artistas de quadrinhos.

Depois de alguns trabalhos como assistente no final dos anos 20, nas séries Tim Tyler's Luck e Tillie the Toiler, Raymond alcançou a notoriedade quando foi contratado em 1934 para desenhar Flash Gordon, um personagem concorrente de Buck Rogers, o primeiro heróis espacial do gênero. Para completar a página, ele desenhou Jungle Jim (br.:Jim das Selvas), inspirado nas aventuras da selva de Tarzan. Seus personagens pareciam criados por encomenda para concorrerem com outros. Assim, Jim das Selvas veio para fazer frente ao Tarzan, o Agente X-9 a Dick Tracy e Flash Gordon ao Buck Rogers. Esta semelhança levou a Johnny Weissmuller (o eterno Tarzan) dar vida também ao Jim das Selvas no cinema. E Buster Crabbe, o primeiro a(c)tor que interpretou Flash Gordon, a também encarnar a figura de Tarzan.

Depois dos êxitos nos anos 30 e início dos anos 40, Raymond interrompeu em 1944 a carreira para lutar na Segunda Guerra Mundial, servindo como fuzileiro nas batalhas do Pacífico. Ao retornar da Guerra, ele retomou o trabalho artístico anterior, criando outro personagem de sucesso internacional: Rip Kirby. Por esse trabalho ele recebeu o prêmio Reuben em 1949, concedido pela National Cartoonists Society.

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.