Agnes Douglas, Condessa de Argyll

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agnes
Agnes Douglas, Condessa de Argyll
A condessa aos 25 anos, em 1599. Retrato atribuído a Adrian Vanson, atualmente na Galeria Nacional da Escócia. [1]
Condessa de Argyll
Reinado 24 de julho de 15923 de maio de 1607
Antecessor(a) Agnes Keith
Sucessor(a) Margaret Douglas
 
Nascimento 1574
  Castelo de Lochleven, Perth and Kinross, Escócia
Morte 3 de maio de 1607 (33 anos)
  Argyll, Escócia
Sepultado em Igreja Paroquial de Kilmun e Mausoléu de Argyll, Cowal, Terras Altas, Escócia
Cônjuge Archibald Campbell, 7.º Conde de Argyll
Descendência Annabella Campbell, Condessa de Lothian
Anne Campbell, Marquesa de Huntly
Archibald Campbell, 1º Marquês de Argyll
Casa Douglas (por nascimento)
Campbell (por casamento)
Pai William Douglas, 6.º Conde de Morton
Mãe Agnes Leslie
Religião Catolicismo

Agnes Douglas (Castelo de Lochleven, 1574Argyll, 3 de maio de 1607)[2] foi uma nobre escocesa. Ela foi condessa de Argyll pelo seu casamento com Archibald Campbell, 7.º Conde de Argyll. Devido a sua beleza, ela e suas seis irmãs eram conhecidas como "as sete pérolas de Lochleven".[1]

Família[editar | editar código-fonte]

Agnes foi uma das filhas de William Douglas, 6.º Conde de Morton e de Agnes Leslie. Os seus avós paternos eram Sir Robert Douglas de Lochleven e Margaret Erskine, que foi amante do rei Jaime V da Escócia. Os seus avós maternos eram George Leslie, 4.º Conde de Rothes e Margaret Crichton.

Sua avó paterna, Margaret, foi a filha ilegítima da princesa Margarida Stewart, irmã de Jaime III da Escócia, e de William Crichton, 3.º Senhor Crichton. Portanto, Agnes era uma descendente do rei Jaime II da Escócia e de Maria de Gueldres.

Também foi sobrinha de Jaime Stuart, 1.º Conde de Moray, regente da Escócia e meio-irmão da rainha Maria da Escócia, por parte de sua avó materna, Margaret Erskine.

Ela teve dez irmãos, entre eles: James, último comendador da Abadia de Melrose; Margaret, esposa de Sir John Wemyss; Eupheme, esposa de Sir Thomas Lyon, Mestre de Glamis; Robert, Mestre de Morton, marido de Jean Lyon; Elizabeth, esposa de Francis Hay, 9.º Conde de Erroll; Mary, esposa de Walter Ogilvy, 1.º Senhor Ogilvy de Deskford; Cristiana, casada primeiro com Laurence Oliphant, Mestre de Oliphant, e depois com Alexander Home, 1.º Conde de Home; Sir Archibald, marido de Barbara Forbes; Sir George, marido de Margaret Forrester, e Jean Douglas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No dia 24 de julho de 1592, com aproximadamente 18 anos de idade, Agnes casou-se com o conde Archibald Campbell, filho de Colin Campbell, 6.º Conde de Argyll e de Agnes Keith, também conhecida como Anne, cujo primeiro marido foi o 1.º Conde de Moray.

A condessa era católica, fato que influenciou na conversão de Archibald, em 1618, onze anos após a morte da esposa.

O casal teve três filhos, duas meninas e um menino.

Agnes faleceu no dia 3 de maio de 1607, por volta de 33 anos de idade. Foi enterrada na Igreja Paroquial de Kilmun e Mausoléu de Argyll, na península de Cowal.

Após sua morte, seu marido casou-se com Anne Cornwallis, em 1610, e teve mais três filhos.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Referências