Saltar para o conteúdo

Agricultura: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 187.72.209.61 ( modificação suspeita : -279), para a edição 35696219 de Salebot
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 3: Linha 3:


[[Ficheiro:Rice Field.jpg|thumb|220px|Homem trabalhando no cultivo de [[arroz]].]]
[[Ficheiro:Rice Field.jpg|thumb|220px|Homem trabalhando no cultivo de [[arroz]].]]
[[F
[[Ficheiro:Carro de bois, Açores.jpg|thumb|220px|[[Carro de boi|Carro de bois]] com boi do [[Ramo Grande (raça bovina)|Ramo Grande]], tradicional dos [[Açores]].]]

A quem trabalha na agricultura chama-se '''agricultor'''. O termo {{PBPE2|fazendeiro|lavrador}} se aplica ao proprietário de terras [[meio rural|rurais]] onde, normalmente, é praticada a agricultura, a [[pecuária]] ou ambos.

A [[ciência]] que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a [[agronomia]].

==Etimologia e terminologia==
O prefixo ''agro'' tem origem no verbete latino ''agru'' que significa "terra cultivada ou cultivável".

A palavra "agricultura" vem do [[latim]] ''agricultūra'', composta por ''ager'' (campo, território) e ''cultūra'' (cultivo), no sentido estrito de cultivo do solo<ref>Latin Dictionary and Grammar Aid. Disponível em: <http://archives.nd.edu/latgramm.htm>. Acesso em: 12 de agosto de 2011</ref>.

Em [[Português]], a [[palavra]] "agricultura" manteve este sentido estrito e refere-se exclusivamente ao cultivo dos campos, ou seja, relaciona-se à produção de [[vegetal|vegetais]] <ref>FERREIRA, Marina Baird e dos ANJOS, Margarida (coord). '''Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa'''. 4ª edição. Curitiba: Editora Positivo, 2009</ref>. No entanto, em [[Língua inglesa|inglês]], assim como em [[francês]], a [[palavra]] "agriculture" indica de maneira mais genérica as atividades agrícolas tanto de cultivo dos campos quanto de criação de animais <ref>Cambridge Dictionary Online. Disponível em: <http://dictionary.cambridge.org/dictionary/british/agriculture?q=agriculture>. Acesso em: 12 de agosto de 2011</ref><ref>Dictionary.com. Disponível em: <http://dictionary.reference.com/browse/agriculture>. Acesso em: 12 de agosto de 2011</ref>. Uma tradução mais próxima de ''agriculture'' seria, portanto, agropecuária.


== História ==
== História ==
Linha 22: Linha 11:
Como são anteriores à [[história]] escrita, os primórdios da agricultura são obscuros, mas admite-se que ela tenha surgido independentemente em diferentes lugares do mundo, provavelmente nos [[vale]]s e [[várzea]]s fluviais habitados por antigas civilizações.
Como são anteriores à [[história]] escrita, os primórdios da agricultura são obscuros, mas admite-se que ela tenha surgido independentemente em diferentes lugares do mundo, provavelmente nos [[vale]]s e [[várzea]]s fluviais habitados por antigas civilizações.


Ent
Entre dez<ref name=mazoyer>MAZOYER, Marcel e ROUDART, Laurence. '''História das Agriculturas do Mundo - do neolítico à crise contemporânea'''. Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2008. Disponível em: <http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/brasil/Lists/Publicacoes/Attachments/60/Historia_das_agriculturas.pdf>. Acesso em: 12 de agosto de 2011. ISBN 978-85-7139-994-5 (Editora UNESP); ISBN 978-85-60548-60-6 (NEAD). Título original: Histoire des Agricultures du monde: du néolithique à la crise contemporaine</ref> e doze mil anos atrás, durante a [[pré-história]], no período do [[neolítico]] ou período da pedra polida, alguns indivíduos de povos [[caçador-colector|caçadores-coletores]] notaram que alguns [[grão]]s que eram coletados da [[natureza]] para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram. Os primeiros sistemas de cultivo e de criação apareceram em algumas regiões pouco numerosas e relativamente pouco extensas do planeta. Essas primeiras formas de agricultura eram certamente praticadas perto de moradias e aluviões das vazantes dos rios, ou seja, terras já fertilizadas que não exigiam, portanto, [[desmatamento]] <ref name=mazoyer/>.

Essa prática permitiu o aumento da oferta de [[alimento]] dessas pessoas, as plantas começaram a ser cultivadas muito próximas uma das outras. Isso porque elas podiam produzir [[fruto]]s, que eram facilmente colhidos quando [[maturação|maduros]], o que permitia uma maior produtividade das plantas cultivadas em relação ao seu ''[[habitat]]'' natural.

Logo, as freqüentes e perigosas buscas à procura de alimentos eram evitadas. Com o tempo, foram selecionados entre os grãos selvagens aqueles que possuíam as características que mais interessavam aos primeiros agricultores, tais como tamanho, produtividade, sabor e outras.

Assim surgiu o cultivo das primeiras plantas [[Domesticação|domesticadas]], entre as quais se inclui o [[trigo]] e a [[cevada]].

Durante o período neolítico, as principais áreas agrícolas estavam localizadas nos vales dos rios [[Nilo]] ([[Egipto|Egito]]), [[Rio Tigre|Tigre]] e [[Eufrates]] ([[Mesopotâmia]], atualmente conhecida como [[Iraque]]) e rios [[rio Amarelo|Amarelo]] e [[Rio Azul|Azul]] ([[China]]).

===Idade Antiga===
Há 5.000 anos, quando a agricultura neolítica atingia apenas o Atlântico, o [[mar do Norte]], o Báltico, a Sibéria, o vale do Ganges e a grande floresta equatorial africana, as regiões mais próximas desse centro, na Ásia ocidental, na Europa oriental e na África setentrional, já estavam há muito tempo cultivadas e percorridas pelos rebanhos<ref name=mazoyer/>.

O [[rio]] [[Nilo]] transbordava a cada ano entre julho e outubro. Os cultivos de vazante eram feitos após o recuo das águas, quando os solos estavam embebidos e enriquecidos pelos depósitos de aluviões, e a colheita acontecia na primavera<ref name=mazoyer/>.

Há registros de cultivos em pelo menos três regiões diferentes do mundo em épocas distintas: [[Mesopotâmia]] (possivelmente pela cultura [[Natufiana]]), [[Mesoamérica|América Central]] (pelas culturas pré-colombianas) e nas bacias hidrográficas da [[China]] e da [[Índia]].

Mudanças no [[clima]] ou desenvolvimentos da [[tecnologia]] humana podem ter sido as razões iniciais que levaram à descoberta da agricultura.

==Importância da agricultura==

A agricultura permite a existência de aglomerados humanos com muito maior densidade populacional que os que podem ser suportados pela [[caça]] e coleta. Houve uma transição gradual na qual a [[economia]] de caça e coleta coexistiu com a economia agrícola: algumas culturas eram deliberadamente plantadas e outros alimentos eram obtidos da natureza.

A importância da prática da agricultura na história do [[homem]] é tanto elogiada como criticada: enquanto alguns consideram que foi o passo decisivo para o desenvolvimento humano, críticos afirmam que foi o maior erro na história da raça humana.

Por um lado, o grupo que se fixou na terra tinha mais tempo dedicado a atividades com objetivos diferentes de produzir alimentos, que resultaram em novas [[tecnologia]]s e a acumulação de bens de [[capital]], daí o aculturamento e o aparente melhoramento do padrão de vida. Por outro, os grupos que continuaram utilizando-se de alimentos nativos de sua região, mantiveram um equilíbrio ecológico com o [[ambiente]], ao contrário da nova sociedade agrícola que se formou, desmatando a vegetação nativa para implantar a [[monocultura]], na procura de maior quantidade com menor variedade, posteriormente passando a utilizar [[pesticida]]s e outros elementos químicos, causando um grande impacto no [[solo]], na [[água]], na [[fauna]] e na [[flora]] da região.

Além de alimentos para uso dos seres humanos e de seus animais de estimação, a agricultura produz mercadorias tão diferentes como [[flor]]es e plantas ornamentais, fertilizantes orgânicos, produtos químicos industriais ([[látex]] e [[etanol]]), fibras ([[algodão]], [[linho]] e [[cânhamo]]), combustíveis ([[Madeira (material)|madeira]] para lenha, etanol, [[metanol]], [[biodiesel]]).

A [[eletricidade]] pode ser gerada de [[gás]] [[metano]] a partir de [[resíduo]]s vegetais processados em [[biodigestores anaeróbicos|biodigestor]] ou da queima de [[madeira]] especialmente produzida para produção de [[biomassa]] (através do cultivo de [[árvore]]s que crescem rapidamente, como por exemplo, algumas espécies de [[eucalipto]]s).

Do ponto de vista técnico e científico, a evolução da agricultura é dividido em três etapas principais: [[agricultura antiga|antiga]], [[agricultura moderna|moderna]] e [[agricultura contemporânea|contemporânea]].

== Política agrícola ==
[[Política agrícola]] foca as metas e os métodos de [[produção]] da agricultura. A este nível, estas metas incluem, entre outros assuntos:

* [[higiene alimentar]] é a busca de uma produção de alimentos livres de contaminações de qualquer natureza.
* [[segurança alimentar]] visa à quantidade de alimento produzida de acordo com as necessidades da população.
* [[qualidade alimentar]], ou seja, produção de alimentos dentro de padrões mínimos necessários à nutrição.

== Economia agrícola e ecologia ==
A agricultura nos dias atuais pode ser vista por várias óticas.

Pela ótica conservadora, a agricultura obedece aos conceitos [[cartesiano]], simplista e [[reducionismo|reducionista]]. Estes conceitos são necessários para entender o funcionamento de cada fase do mecanismo cíclico agrícola, que vai desde o preparo do terreno até a [[comércio|comercialização]] dos produtos propriamente ditos, e destes retornando em forma de [[investimento]] monetário para a expansão ou manutenção dos meios de produção.

Já pela ótica sistêmica, a agricultura é vista como um processo que sofre e exerce pressões sobre os seus integrantes. Existe a preocupação com o fluxo de [[energia]], de onde vem e para onde vai. São considerados aspectos muitas vezes de difícil mensuração, tais como: o valor da [[fertilidade]] do [[solo]], o tempo de produção, os aspectos [[cultura]]is que envolvem os atores inseridos dentro do sistema de produção, entre outros.

Neste contexto surge o conceito de [[agroecossistema]]. O patenteamento de [[semente]]s (e os conflitos em relação ao patrimônio genético), a [[poluição]] das águas superficiais com [[resíduo]]s de [[fertilizante]]s e [[pesticida]]s ([[herbicida]]s, [[inseticida]]s e [[fungicida]]s), a alteração [[genética]] de plantas e animais, a destruição de [[habitat]]s (com a conseqüente [[extinção]] de espécies animais, vegetais e de [[microrganismo]]s), têm criado um movimento ecológico que prega a necessidade de métodos alternativos de produção (como a [[agricultura orgânica]] e a [[permacultura]]).

== Sistemas agrícolas ==
Existem dois tipos, o intensivo e o extensivo.

A agricultura comercial visa à produção de [[renda]] financeira através da produção de plantas e animais que são demandados no mercado. Utiliza o sistema intensivo, com a utilização de máquinas e [[fertilizante]]s, tem uma [[tecnologia]] de ponta, acarretando em altos índices de [[produtividade]].


A [[agricultura de subsistência]] é aquela que produz alimento suficiente para as necessidades do proprietário da terra, e sua [[família]]. Utiliza o sistema extensivo, com técnicas como [[queimada]], utiliza a mão-de-obra, acarretando em um baixo índice de produtividade.

== Métodos usados na agricultura ==
[[Ficheiro:Ackergerät.jpg|thumb|250px|A [[mecanização]] da lavoura auxiliou a aumentar a produtividade das terras em muitos países. Na imagem pode-se ver um conjunto de rolos destorroadores]]
[[Ficheiro:TerracesBuffers.JPG|thumb|250px|O plantio em terraços é uma técnica muito empregada em áreas de [[relevo]] íngreme ]]

* [[Adubação]]
* [[Agricultura extensiva]]
* [[Agricultura integrada]]
* [[Agricultura natural]]
* [[Agricultura orgânica]]
* [[Agricultura itinerante]]
* [[Aração]]
* [[Capina]]
* [[Cerca]]s
* [[Pós-colheita]]
* [[Conservação de solo]]
* [[Irrigação]]
* [[Plantio Direto]]
* [[Roça]]s ou "[[Queimadas]]"
* [[Rotação de culturas]]
* [[Seleção genética]]
* [[Pesticida]]s
* [[Hidroponia]]

== Plantas domésticas ==
A seleção genética das plantas foi feita inicialmente com o objetivo de aumentar sua produtividade e melhorar seu sabor e [[nutrição|valor nutricional]]. Mais recentemente, técnicas modernas como a [[engenharia genética]] têm sido usadas para modificar os aspectos constitucionais das plantas naturais. As culturas principais são [[trigo]], [[milho]], [[arroz]], [[soja]], [[sorgo]] e o [[milheto]].

== Problemas ambientais ==
* Efeitos nocivos de [[herbicida]]s, [[fungicida]]s, [[pesticida]]s e outros [[biocida]]s para o [[ambiente]].
* Conversão de [[ecossistema]]s naturais em [[solo|terra]] arável.
* Degradação da [[biodiversidade]].
* [[Erosão]].
* [[Erva daninha|Ervas daninhas]].
* [[Lixiviação]] de [[nitrogênio]] para [[rio]]s e [[lago]]s.

== {{Bibliografia}} ==
* Barker Graeme, ''Prehistoric farming in Europe'', Cambridge University Press, Cambridge 1985
* Bender Barbara, ''Farming in Prehistory. From hunther-gatherer to food producer'', Baker, London 1975
* Babel W. ''Congiunture agrarie e crisi agrarie'' Einaudi, 1976
* Bloch Marc, ''Les caractères originaux de l’histoire rurale française'', A. Colin, Paris 1952
* Heitland William E., ''Agrícola: a study of agriculture and rustic life in the Greco-Roman world'', Cambridge University Press, Cambridge 1921
* Marcel Mazoyer, Laurence Roudart: ''História das agriculturas do mundo : do neolítico à crise contemporânea'', Lisboa : Instituto Piaget, D.L. 2001
* Saltini Antonio, ''Storia delle scienze agrarie'', 4 voll., Bologna 1984-89, ISBN 88-206-2412-5, ISBN 88-206-2413-3, ISBN 88-206-2414-1, ISBN 88-206-2414-X
* Saltini Antonio. ''I semi della civiltà. Frumento, riso e mais nella storia delle società umane'', Bologna 1996
* Slicher van Bath Bernard H., The Agrarian History of Western Europe, A. D. 500 – 1850, E. Arnold, London 1963

== {{Ver também}} ==
{{Correlatos
|commons = agriculture
|commonscat = agriculture
|wikisource =
|wikiquote =
|wikiquotecat =
|wikilivros =
|wikinoticias =
|wikinoticiascat =
|wikcionario = agricultura
|wikispecies =
|wikiversidade =
|meta =
}}
<!--Não esqueça da ordem alfabética ! -->
* [[Agricultura antiga]]
* [[Agricultura contemporânea]]
* [[Agricultura de precisão]]
* [[Agricultura integrada]]
* [[Agricultura intensiva]]
* [[Agricultura moderna]]
* [[Agricultura orgânica]]
* [[Agricultura tradicional]]
* [[Agricultura de jardinagem]]
* [[Agricultura urbana]]
* [[Agrofloresta]]s
* [[Agropecuária]]
* [[Alimento]]
* [[Biodiversidade]]
* [[Domesticação]]
* [[Ecologia]]
* [[Floricultura]]
* [[Fruticultura]]
* [[Hidroponia]]
* [[Horticultura]]
* [[Pecuária]]
* [[Permacultura]]
* [[Planta ornamental|Plantas ornamentais]]
* [[Reforma agrária]]
* [[Segurança alimentar]]
* [[Seleção artificial]]
* [[Seleção natural]]

=== Listas ===
* [[Anexo:Lista de árvores|Lista de árvores]]
* [[Anexo:Lista de ervas aromáticas|Lista de ervas aromáticas]]
* [[Anexo:Lista de frutas|Lista de frutas]]
* [[Anexo:Lista de plantas da vegetação do Cerrado|Lista de plantas do Cerrado]]
* [[Anexo:Lista de plantas domésticas|Lista de plantas domésticas]]
* [[Anexo:Lista de plantas medicinais|Lista de plantas medicinais]]
* [[Anexo:Listas de plantas ornamentais|Lista de plantas ornamentais]]
* [[Anexo:Lista de hortaliças|Lista de hortaliças]]

==Referências==
<references/>

{{Horticultura e jardinagem}}

[[Categoria:Agricultura]]

{{Link FA|eu}}

Revisão das 20h45min de 26 de maio de 2013

Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

Homem trabalhando no cultivo de arroz.

[[F

História

Origem na pré-história

O início das atividades agrícolas separa o período neolítico do imediatamente anterior, o período da idade da pedra lascada.

Como são anteriores à história escrita, os primórdios da agricultura são obscuros, mas admite-se que ela tenha surgido independentemente em diferentes lugares do mundo, provavelmente nos vales e várzeas fluviais habitados por antigas civilizações.

Ent