Aikokusha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Aikokusha ( 爱国社 , Sociedade dos Patriotas ?) foi um partido político do Período Meiji, na História do Japão.

O Aikokusha foi formado em fevereiro de 1875 por Itagaki Taisuke, como parte de um federação política liberal aliado ao Risshisha e com o Jiyū Minken Undō (Movimento de Liberdade pelos Direitos do Povo) . Ele foi dissolvido no mesmo ano, quando Ōkubo Toshimichi prometeu a Itagaki que o governo iria elaborar uma constituição [1].

Como não foi feita nenhuma constituição, em setembro de 1878, Itagaki relançou o Aikokusha rebatizado de Kokkai Kisei Dōmei (Liga para a Criação de uma Assembleia Nacional). Seu objetivo principal foi o de apresentar uma petição ao governo para convocar uma assembleia nacional . É considerado o antecessor do Jiyutō (Partido Liberal) , que Itagaki fundaria em outubro de 1881 [1].

O Aikokusha não deve ser confundido com o Aikoku Kōtō (Partido Público dos Patriotas) , e mais tarde com vários movimentos ultranacionalistas com nomes similares.

Referências

  1. a b Sims, Richard (2001). Japanese Political History Since the Meiji Renovation 1868-2000. Palgrave Macmillan. ISBN 978-0-312-23915-2 (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.