Okubo Toshimichi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Okubo Toshimichi
Nascimento 26 de setembro de 1830
Kōrai
Morte 14 de maio de 1878 (47 anos)
Kioichō
Sepultamento Cemitério de Aoyama
Cidadania Japão
Progenitores Pai:Ōkubo Toshiyo
Filho(s) Makino Nobuaki, Ōkubo Toshitake, Toshinaka Ōkubo
Alma mater Zōshikan
Ocupação bushi, político
Prêmios Grão-Cordão da Ordem do Sol Nascente

Okubo Toshimichi (26 de setembro de 183014 de maio de 1878) foi um homem de estado japonês, samurai de Satsuma. Foi um dos cinco grandes nobres que encabeçaram a revolução de 1868 contra o Xogunato, a intitulada Restauração Meiji. Ele tornou-se um dos principais ministros de Mikado, e nos problemas enfrentados em seguida por Satsuma, foi o principal oponente de Saigo Takamori.

Contudo, a supressão da rebelião de Satsuma levou à vingança pessoal dos simpatizantes de Saigo, e na primavera do 1878 foi assassinado por sete homens do clã rival. Okubo era um dos principais homens de seu tempo, e em 1872 foi um dos missionários japoneses a viajar pelo mundo angariando idéias para organizar o novo regime.

Na ficção[editar | editar código-fonte]

Okubo Toshimichi também aparece na série de Tv "Rurouni Kenshin" ("Samurai X", em Portugal e no Brasil), na trama ele é assassinado por Soujiro Seta. É interessante verificar o conteúdo historico do mangá, pois o corpo de Okubo é encontrado por fazendeiros indignados com a restauração, que assumem seu assassinato para fortalecer sua causa e seu clã, escondendo a autoria do assassinato sob Soujiro Seta e mantendo o fluxo da História oficial do Japão sem interferências.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Okubo Toshimichi
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.