Akure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Akure
Locator Map Akure-Nigeria.png
País Nigéria Nigéria
Estado Ondo
População  
  Cidade 387087

Akure é uma cidade na região sudoeste da Nigéria, e é a maior cidade e capital do Estado Ondo. A cidade tem uma população de cerca de 387.087 habitantes. As pessoas são do grupo étnico Yoruba.

História[editar | editar código-fonte]

Gravuras rupestres que remontam ao período Mesolítico, foram descobertos nos arredores de Akure, como já o mais antigo fóssil de Homo Sapiens foram encontrados na África Ocidental e, assim, a medida, que remonta a cerca de 11000 anos atrás.

O folclore mencionou a cidade como fundada por um descendente de crianças Oduduwa, as progenitoras do povo Yoruba. O príncipe esquerda Ile-Ife em busca de um local para construir, como muitos outras cidades Yoruba, foram fundadas por Princesas. Os pesados talões reais no seu pescoço foram quebrados e correram fora com os talões, para assim decifrar este lugar, que deve ser o lugar Olorun (Deus) que ele quer que se construa, daí o nome "Àkún rę" (Beads quebrado), tornando-se mais tarde Akure.

O Rei de Akure é conhecido como o Deji de Akure e apoiado por cinco altos chefes sob o seu domínio. Foi dito a um dos altos chefes que pegou um tigre (mais provável, um leopardo) vivo, acrescentando, assim, uma denominação para o nome da cidade Akure Oloyemekun (Chefe pegou um tigre vivo) ou Oyemekun para mais fácil se dizer.

Agricultura e comércio[editar | editar código-fonte]

Akure tem televisão e estações de rádio, NAT Akure, Televisão estatal Ondo, Rádio Sunshine Akure, e FM Akure. Akure é o centro comercial de uma região agrícola onde batata, mandioca, milho, e tabaco são cultivados. O algodão é cultivado e usado para tecer pano.

Saúde e educação[editar | editar código-fonte]

O estado tem um hospital especializado em Akure e está bem equipado com pessoal médico treinado para fazer face aos problemas de saúde da população. Para complementar os esforços do estado sobre o hospital especializado, realiza uma reunião sobre as necessidades médicas da população; existem outros centros de saúde e várias clínicas privadas do governo.

A cidade tem uma universidade, a Universidade Federal de Tecnologia de Akure. A cidade dispõe também de colégios de primeira classe como o prestigioso Thomas Aquinas College (Colégio de Tomás Aquino).

Desportos[editar | editar código-fonte]

Para os eventos desportivos, Akure tem um estádio com uma capacidade de 15000 espectadores e uma segunda divisão de equipa de profissionais da liga, o Sunshine Football Club.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Akure