Alan Melikdjanian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alan Melikjanian
Alan Melikdjanian
Melikdjanian em personagem como Captain Disillusion em The Amazing Meeting em 2011
Pseudônimo Captain Disillusion
Outros nomes Captain, CD, D, Cap
Nascimento 13 de abril de 1980 (44 anos)
Riga, República Socialista Soviética da Letónia, URSS
(atual Letónia)
Residência Florida, Estados Unidos da América
Nacionalidade sueco
Ocupação Cineasta independente, youtuber
Carreira no YouTube
Servidor(es) YouTube
Período de atividade 2007–presente
Inscritos + 2.2 milhões
Visualizações + 205 milhões

Alan Melikdjanian (/ˌmɛlɪkˈdʒeɪniən/; Russo: Алан Меликджанян; nascido a 13 de Abril, 1980), conhecido pelo apelido Captain Disillusion (Capitão Desilusão), é um YouTuber e realizador independente Americano, nascido na Letónia. Melikdjanian esteve ativo na criação dos websites de partilha de vídeo Openfilm e Filmnet.com, sendo também o creador da websérie Captain Disillusion, que foca-se na análise critica de efeitos visuais e edição de vídeo, enquanto promove ceticismo e pensamento crítico.

Vida precoce[editar | editar código-fonte]

Melikdjanian nasceu de pais artistas de circo da era soviética, e é de ascendência arménia e russa.[1] O seu pai, Vilen, era um artista particularmente conhecido. Percorreu a União Soviética com os seus pais até aos 6 anos de idade, onde iria viver com a sua avó enquanto frequentava a escola. Durante o Verão, retomaria a digressão com os seus pais.[2] In his youth, Melikdjanian would spend most of his free time trying to copy the styles of Disney animators.[2] Na sua juventude, Melikdjanian passava a maior parte do seu tempo livre a tentar copiar os estilos de animadores da Disney.

A sua família desertou para os Estados Unidos no final dos anos 80; ele voltou a juntar-se a eles dois anos mais tarde, frequentando a William H. Turner Technical Arts High School em Miami, onde estudou produção de vídeo e animação 3D. Licenciou-se na Universidade Internacional de Arte e Design de Miami com um Bacharelato em Belas Artes em produção cinematográfica.

Carreira[editar | editar código-fonte]

FilmNet.com e OpenFilm[editar | editar código-fonte]

Melikdjanian foi o co-fundador e director criativo da FilmNet.com[, e foi o co-fundador e chefe de criação da Openfilm. Ambos foram concebidos como alternativas ao popular site de partilha de vídeos YouTube, mas para cineastas amadores sérios que "não querem colocar o seu trabalho ao lado das mediocridades do YouTube" OpenFilm fechou em Agosto de 2015.

Canal de YouTube "Captain Disillusion", 2007-presente[editar | editar código-fonte]

O Canal "Captain Disillusion" no YouTube tem aproximadamente 2,2 milhões de subscrições, e 203 milhões de visualizações (desde Junho de 2021) No canal ele desmistifica - entre outras coisas - vídeos virais e paranormais "hoax", fazendo-o com humor, e com um forte enfoque nos efeitos visuais. Edita os seus vídeos utilizando vários programas de software, começando com Avid Media Composer, seguido de Adobe After Effects, Blender, e Da Vinci Resolve.

Nos seus vídeos, Melikdjanian veste um fato de treino dos anos 80, e a pele da parte inferior do seu rosto é coberta com tinta prateada, com uma linha preta entre a parte prateada e a sua pele.

Melikdjanian descreveu como concebeu a sua fantasia de super-herói:

   Quando chegou a altura de o visualizar, pensei: o que é que tenho à mão? O que pode captar a atenção das pessoas? E realmente, porque é suposto ser um super-herói, o que é que nunca vimos antes? O que é que eu tenho à minha disposição que posso realmente conseguir em termos de vestuário e maquilhagem? E era isso que eu tinha. Comprei alguma desta maquilhagem cromada na loja de festas local e tinha todas aquelas roupas e teria feito toda a minha cara, mas é demasiado trabalho. Funciona em termos de ilusão reveladora da realidade, e... qual é a realidade?

Formato[editar | editar código-fonte]

Em primeiro lugar, o Capitão dirige-se à audiência. Uma introdução típica aos seus vídeos é "Saudações, crianças, Capitão Desilusão aqui". Em segundo lugar, ele continua a mostrar um vídeo popular, geralmente um vídeo paranormal ou viral que é "demasiado bom para ser verdade" (muitas vezes começando com tópicos humorísticos para estabelecer um humor leve, e depois usando a sua pulseira - um presente de James Randi - para o levar a falar sobre o verdadeiro tema). Em terceiro lugar, ele revê as filmagens, utilizando a sua perícia em edição digital, para 'quebrar' o vídeo e mostrar como o resultado final foi alcançado. Ele também gosta de recriar efeitos a partir dos vídeos que desmistifica, incorporando-os frequentemente em episódios.

Ele termina cada vídeo com o seu lema: "Ama com o teu coração, usa a cabeça para tudo o resto". Os seus vídeos concluem frequentemente com uma sequência final humorística, que ocasionalmente se relaciona com o vídeo anterior.

Referências

  1. «Captain Disillusion's Escape From the USSR». H3 Podcast. h3h3productions. 10 de fevereiro de 2018. Consultado em 11 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de junho de 2018 – via YouTube 
  2. a b Thorp, Brandon K. (24 de dezembro de 2009). «South Florida superhero Captain Disillusion talks ghosts, superpowers, and skepticism». Miami New Times. Consultado em 27 de janeiro de 2014. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2014