Aleksandar Mandic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aleksandar Mandić
Nascimento 12 de agosto de 1954 (62 anos)
São Paulo, SP
 Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Sérvia Sérvio
Ocupação Empresário
Dono do Mandic magiC
Página oficial
www.mandicmagic.com

Aleksandar Mandić (São Paulo, 12 de agosto de 1954) é um dos maiores empreendedores do Brasil[carece de fontes?]. Pioneiro na área de telecomunicações, Mandić foi um dos primeiros executivos a explorar comercialmente o serviço de provedor de acesso à Internet no Brasil. Sempre muito antenado com a tecnologia, no inicio de 2013 o empreendedor lançou também o primeiro App brasileiro de compartilhamento de senhas de rede Wi-Fi, o Mandic magiC, atualmente chamado de WiFi Magic by Mandic.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no Brasil em agosto de 1954, Aleksandar Mandić vem de uma família humilde. Sua mãe nasceu na Bielorrússia e seu pai na Sérvia. Embora seu pai tivesse uma profissão de status, arquiteto, ele nunca ganhou muito dinheiro e não teve uma carreira promissora. Percorrendo caminhos diferentes de sua família, Mandić nasceu com a veia empreendedora e com a missão de ser um executivo de sucesso. Sem nem cursar faculdade, mas sempre muito interessado em tudo que envolvia tecnologia e inovação, Aleksandar Mandić fez um curso em uma escola técnica, em São Paulo, onde se formou em 1972.[1]

No mesmo ano, iniciou sua carreira profissional, ingressando na Siemens, onde atuou na área de Automação Industrial com computadores de processo.[1] Dezoito anos depois, em 1990 ele deixou a Siemens para abrir seu próprio negócio, a MANDIC BBS [2].

Em 1996 com a chegada da Internet no Brasil, e através da sociedade com o grupo GP Investimentos, a MANDIC BBS se transformou em uma das gigantes da Internet brasileira, a MANDIC INTERNET S.A.[3]. No final dos anos 90, tanto Aleksandar Mandić quanto o GP Investimentos venderam a Mandic para uma empresa argentina, chamada O Site.[1]

Em janeiro de 2000, Mandić se tornou sócio-fundador do iG – Internet Group, onde ocupou o cargo de vice-presidente até setembro de 2001.

Já em janeiro de 2002, decidido a ter novamente seu próprio negócio, o executivo reabriu a MANDIC, só que dessa vez o foco era em e-mail corporativo. A empresa só crescia e ganhava novos clientes com um serviço de e-mail que evoluiu para a oferta de produtos de computação em nuvem. Dez anos depois, em março de 2012, o empreendedor vendeu a empresa para o fundo de investimentos Riverwood Capital, por R$ 100 milhões. Com a venda, Aleksandar Mandić comprou uma pequena participação no próprio Riverwood onde atua como conselheiro na empresa.[1]

Além disso, Aleksandar Mandić já foi candidato a deputado federal pelos Democratas em São Paulo (2010), mas não tendo sido eleito e obteve 10.981 votos (0,05% de um total de 21.317.327 votos válidos, ficando em 225º lugar).

Após a venda da empresa Mandić, aos 60 anos, seria a hora de aposentar-se e curtir a vida distante da agitação dos escritórios e das reuniões de negócios. Mas não foi isso que aconteceu. No inicio de 2013 Aleksandar Mandić criou, despretensiosamente, um App que o ajudaria como um data base para senhas de Wi-FI dos locais públicos que ele frequentasse. Então ele criou o Mandić Magic, um aplicativo gratuito que é uma rede social de compartilhamento de senhas Wi-Fi. A ideia surgiu de uma necessidade dele pois percebeu que muitas tarefas dos celulares demandam redes sem fio Wi-Fi, pois o 3G e o 4G não davam conta. O Mandić Magic funciona de uma forma simples: o aplicativo informa as senhas das conexões à internet próximas do local público onde se encontra o usuário.

Um ano após seu lançamento, o app já conta com mais de 15 milhões de usuários espalhados em quase todos os países do mundo. Para o empreendedor, os aplicativos serão o futuro dessa geração que quer fazer as coisas com agilidade e precisão. Para se ter uma ideia da dimensão dessa vertente de mercado, em 2013, os apps geraram receitas globais de US$ 26 bilhões, segundo a consultoria americana Gartner, especializada em tecnologia.

[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

1999 MANDIC.COM.BR – Um Case de Sucesso na Internet Mirian Ibañez
2003 Os Bastidores da Internet no Brasil Eduardo Vieira
2004 Artigo:  Case Studies in International
 Entrepreneurship  (Universidade de
 Harvard) 
  
2005 Como Fazer Uma Empresa Dar Certo Em Um País Incerto
2006 Mandicas Aleksandar Mandić
2008 V EGEPE Do BBS à Internet: “Start Up” da Mandic Roberto Minadeo José Marcos Carvalho de Mesquita
2009 Para Ser Grande Marina Vidi
2012 Em Busca da Melhor Cidade - Analises, Ideias e soluções para os Municipios do Brasil  Vários autores

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 1999 - Aleksandar Mandić recebeu o prêmio "Empreendedor Master do Ano" [4] pela Ernst & Young.
  • 1999 – A MANDIC foi premiada como “Melhor Provedor IBEST 97/98”
  • 1999 - Aleksandar Mandić ganhou prêmio Casa da Universidade (Que gerou o livro escrito por ele: Mandicas)
  • 2000 - “Melhor Provedor TOP3 IBEST 98/99”, o mais importante prêmio da internet brasileira.
  • 2006 - Prêmio SUCESU 40 Anos[5] (da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações)

Notas e referências

  1. a b c d «"A nova aposta de Aleksandar Mandic o senhor internet"». Forbes Brasil. Consultado em 8 de maio de 2014  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Forbes_Brasil" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Forbes_Brasil" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  2. Com dois pés atrás no Observatório de Imprensa de 22/6/2010, acessado em Ago/2010.
  3. A nova geração high-tech no Portal Exame em 24.05.1996, acessado em Ago/2010.
  4. Ernst & Young: Prêmio no Brasil - Hall da Fama, visitado em 18 de outubro de 2007
  5. SUCESU: Ganhadores Prêmio SUCESU - 40 anos, visitado em 18 de outubro de 2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.