Alfabeto abcázio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O alfabeto abcázio latino oficialmente usado entre 1926 e 1928, elaborado por Nicholas Marr[1]
O alfabeto abcázio latino oficialmente utilizado entre 1928 e 1938, com seus correspondentes em círilico e suas transcrições no Alfabeto Fonético Internacional.
Alfabeto abcázio baseado no alfabeto georgiano, usado oficialmente entre 1938 e 1953.

O alfabeto abcázio[2][3] ou abcásio[4] é o alfabeto usado para escrever a língua abcázia, idioma falado especialmente na região da Abcázia, província autônoma separatista da Geórgia, na fronteira com a Rússia. É falada ainda pela diáspora abcázia pelo mundo. O alfabeto abcázio usa letras do alfabeto cirílico especialmente adaptadas para acomodar os fonemas da língua abcázia, e é composto por 62 letras.

Referências

  1. Марр, Николай Яковлевич (1864–1934): Абхазский аналитический алфавит. (in: Труды яфетического семинария, vol.
  2. «Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa». Academia Brasileira de Letras. Consultado em 17 de agosto de 2015 
  3. «Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa». houaiss.uol.com.br: abcázio s.2g. 1 natural ou habitante da República da Abcázia (Aphsny Axwynthkharra) no N.O. da República da Geórgia, na costa do mar Negro 2 ling língua do grupo caucasiano do noroeste, sem casos gramaticais, falada pelos abcázios e com falantes tb. na Turquia e em outros países da região ■ adj.2g. 3 relativo à Abcázia, ao idioma abcázio ou ao seu povo ◉ ETIM top. Abkhaz(ia). Consultado em 17 de agosto de 2015 
  4. Infopédia. abcásio