Alfie Atkins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alfie Atkins
Alfie Atkins
Nome original Alfons Åberg
Língua original sueco
Sexo Menino
Origem Suécia
Morada Höghus (fictícia), Suécia
Cabelo castanho
Família Bertil Atkins (pai)
Vovó Atkins
Tia Fifi
Criado por Gunilla Bergström
Primeira aparição Godnatt, Alfons Åberg (1972)

Alfie Atkins (em sueco: Alfons Åberg) é um personagem da autora sueca Gunilla Bergström.

Alfie é uma criança normal que vive com Bertil, seu pai solteiro. Em seus primeiros anos ele teve um amigo imaginário chamado Malcolm (Mållgan em sueco; Moggie na versão para a TV inglesa) que apenas Alfie consegue ver. Depois ele ganha amigos de verdade, como Milla e Victor (Viktor). Ele também possui um gato doméstico chamado Puzzel (Pussel).

Alfie experimenta vários eventos diários comuns que todas as crianças reconhecem facilmente. Na sua ânsia de crescer e virar um garoto, Alfie compete com seu pai em quem consegue resolver os acontecimentos da melhor maneira. O pai do Alfie é um homem gentil e positivo. Mulheres aparecem com menor frequência nas estórias. Ele tem uma tia chamada Fifi (Fiffi), e uma avó. Mas a mãe nunca é apresentada ou mencionada.

O primeiro livro com Alfie, Boa noite Alfie Atkins (em sueco: Alfons Åberg)), foi lançado em 1972. Até 2018 foram lançados 24 livros da série, e outros sete livros para crianças menores. Os livros foram traduzidos pra 29 idiomas diferentes.[1]. Todos foram escritos e ilustrados por Gunilla Bergström. Os livros são editador por Rabén & Sjögren and Julia MacRae Books. Após o sucesso dos livro, o personagem foi lançado em filmes e série de desenhos animados.

Alfie Atkins é conhecido como Alfons Åberg em sueco e dinamarques, Willi Wiberg em alemão, Albert Åberg em norueguês, Einar Áskell em islandês, Mikko Mallikas em finaldês, Ifan Bifan em galês, Eliyahu em hebraico, e Frančkov Fonzek em esloveno.[2]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «Alfons Åberg - Ska bara...» [Alfie Atknis - Eu só queria...] (em sueco). 11 de março de 2013. Consultado em 11 de março de 2013 
  2. «About Alfie Atkins» [Sobre Alfie Atkins] (em inglês). Consultado em 8 de novembro de 2018