Pré-Alpes bávaros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alpes da Baviera)
Pré-Alpes Bávaros
—  Maciço  —
Pré-Alpes bávaros
Os Alpes da Baviera na zona 22
Localização
Ficheiro:Alpes
Localização nos Alpes
Coordenadas 47° 32' 43" N 11° 11' 34" E
País  Áustria -  Alemanha
Localização
Cordilheira
Cume(s) mais alto(s)
Dimensões
Altitude 2,086 m
Coordenadas do Krottenkopf

Os Pré-Alpes bávaros - em alemão: Bayerische Voralpen- são uma cordilheira dos Alpes localizada a sul de Munique situados entre os Loisach ao oeste e o rio Inn ao leste. Um pequena área dos Pré-Alpes localiza-se no Tirol na Áustria.

Os cumes dos Pré-Alpes bávaros não ultrapassam os 2000 m de altitude. A única exceção é o ponto mais elevado dos Pré-Alpes, o pico Krotenkopf com 2.086 m de altura acima do nível do mar. Aos pés dos Alpes, o planalto bávaro desce progressivamente em direção ao vale do Rio Danúbio.

Divisão tradicional[editar | editar código-fonte]

Os Pré-Alpes bávaros faziam parte da divisão tradicional da partição dos Alpes adoptada em 1926 pelo IX Congresso Geográfico Italiano na Itália, com o fim de normalizar a sua divisão em Alpes Ocidentais os Alpes Centrais aos quais pertenciam, e dos Alpes Orientais.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA), dividiu em 2005 os Alpes em duas grandes partes:Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

Disisão SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Os Pré-Alpes bávaros - Bayerische Alpen em alemão - fazem parte dos Alpes Orientais-Norte e se encontra principalmente na Baviera, na Alemanha, e marginalmente nos Länder austríacos de Vorarlberg, Tirol e Salzburguêsrepartidos pela Áustria e pela Alemanha.

Os Pré-Alpes bávaros são formados pelo conjunto de; Pré-Alpes de Bregenz, Alpes de Algovia, Alpes de Ammergau, Alpes de Wallgau, Alpes de Mangfall, e os Alpes de Chiemgau.

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Segundo a SOIUSA este acidente geográfico é uma Secção alpina com as seguintes características:

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências