Ana Frederica Filipina de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Wiesenburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana Frederica Filipina
Ana Frederica Filipina de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Wiesenburgo
Duquesa Consorte de
Saxe-Zeitz-Pegau-Neustadt
Reinado 27 de fevereiro de 170218 de dezembro de 1713
Antecessor(a) Sofia Angélica de Württemberg-Oels
Sucessor(a) Título extinto
 
Nascimento 4 de julho de 1665
  Wiesenburg, Eleitorado de Brandemburgo, Sacro Império Romano-Germânico (atualmente em Brandemburgo, Alemanha)
Morte 25 de fevereiro de 1748 (82 anos)
  Neustadt an der Orla, Ducado de Saxe-Zeitz, Sacro Império Romano-Germânico (atualmente na Turíngia, Alemanha)
Cônjuge Frederico Henrique, Duque de Saxe-Zeitz-Pegau-Neustadt
Descendência Maurício Adolfo, Duque de Saxe-Zeitz-Pegau-Neustadt
Doroteia Carlota
Casa Oldemburgo
Wettin (por casamento)
Pai Filipe Luís, Duque de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Wiesenburgo
Mãe Ana Margarida de Hesse-Homburgo

Ana Frederica Filipina de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Wiesenburgo (em alemão: Anna Fredericka Philippine; Wiesenburg, 4 de julho de 1665Neustadt an der Orla, 25 de fevereiro de 1748)[1] foi uma nobre alemã. Ela foi duquesa de Saxe-Zeitz-Pegau-Neustadt pelo seu casamento com Frederico Henrique, Duque de Saxe-Zeitz-Pegau-Neustadt.

Família[editar | editar código-fonte]

Ana foi a quinta filha, oitava e penúltima criança nascida de Filipe Luís, Duque de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Wiesenburgo e de sua segunda esposa, Ana Margarida de Hesse-Homburgo.

Os seus avós paternos eram Alexandre, Duque de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo e Doroteia de Schwarzburg-Sondershausen. Os seus avós maternos eram Frederico I, Conde de Hesse-Homburgo e Margarida de Leiningen-Westerburg.

Ela era trisneta paterna do rei Cristiano III da Dinamarca da Casa de Oldemburgo, e de sua consorte, Doroteia de Saxe-Lauemburgo. Também descendia da irmã de Doroteia, Sofia, através de Doroteia de Schwarzburg-Sondershausen.

Ela teve oito irmãos mais velhos, entre eles: Frederico, Duque de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Wiesenburgo, marido de Caroline de Legnica-Brieg, Sofia Isabel, terceira esposa de Maurício, Duque de Saxe-Zeitz, etc.

Do primeiro casamento do pai com Catarina de Waldeck-Wildungen, ela teve uma irmã, Doroteia Isabel, que foi casada duas vezes.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de fevereiro de 1702, Ana Frederica Filipina se casou, aos 36 anos de idade, com o duque Frederico Henrique,[2] de 33 anos, no Castelo de Moritzburgo, na cidade alemã de Zeitz. O duque era filho de Maurício, Duque de Saxe-Zeitz – que era cunhado de Ana através de sua terceira esposa, Sofia Isabel, irmã da agora nora – e de sua segunda esposa, Doroteia Maria de Saxe-Weimar. Frederico Henrique já fora casado uma vez antes, com Sofia Angélica de Württemberg-Oels, que faleceu em 1700, sem deixar filhos.

O casal teve dois filhos, um menino e uma menina.

Frederico Henrique faleceu em 18 de dezembro de 1713, aos 45 anos. A duquesa viúva não se casou novamente, e morreu em 25 de fevereiro de 1748, aos 82 anos de idade, na cidade de Neustadt an der Orla, hoje parte do estado da Turíngia. O seu local de enterro é desconhecido.

Descendência[editar | editar código-fonte]

  • Maurício Adolfo Guilherme (ou Carlos) (1 de dezembro 1702 – 20 de junho de 1759), sucessor do pai como duque, além de bispo de Hradec Králové e de Litoměřice;
  • Doroteia Carlota (20 de maio de 1708 – 8 de novembro de 1708).

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências