Marca de Brandemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2014). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Markgrafschaft Brandenburg
Marca de Brandemburgo

Estado do Sacro Império Romano
principado eleitoral (1356-1806)

Blank.png
1157 – 1806 Flagge Preußen - Provinz Brandenburg.svg

Brasão de Brandenburgo

Brasão

Localização de Brandenburgo
Continente Europa
Região Europa Central
País Alemanha
Capital Brandenburg an der Havel Berlim(a partir de 1417)
Religião Católica
Luterana
Calvinista
Governo Monarquia
Marquês
 • 1157-1170 Alberto I de Brandemburgo
 • 1797–1806 Frederico Guilherme III
História
 • 1150 Morte de Pribislav
 • 3 de outubro de 1157 Fundação
 • 6 de agosto de 1806 Dissolução do Sacro Império Romano-Germânico

O Marquesado de Brandemburgo ou Marca de Brandemburgo (em alemão: Markgrafschaft Brandenburg ou Mark Brandenburg) foi um principado do Sacro Império Romano-Germânico, que desempenhou um papel crucial na história da Alemanha e da Europa Central.

Brandemburgo foi desenvolvido a partir da Marca do Norte (em alemão: Nordmark) fundada no território do povo eslavo dos wends. Os marqueses eram os seus dirigentes e foram estabelecidos com o prestígio de príncipes-eleitores na Bula de Ouro do imperador Carlos IV, o que lhes permitia votar na eleição do imperador. O Estado, portanto, tornou-se, adicionalmente, conhecido como Eleitorado de Brandenburgo (em alemão: Brandenburg Kurfürstentum ou Kurbrandenburg).

A Casa de Hohenzollern chegou ao trono de Brandemburgo em 1415. Sob a liderança dos Hohenzollern, Brandemburgo cresceu rapidamente em poder e durante o século XVII seu gorvernantes herdaram o Ducado da Prússia. A resultante, Brandemburgo-Prússia, foi o antecessor do Reino da Prússia, que se tornou o estado líder alemão durante o século XVIII. Embora o título maior dos eleitores foi "Rei da Prússia", sua base de poder permaneceu em Brandenburg e sua capital Berlim.

Embora a Marca de Brandemburgo tenha terminado com a dissolução do Sacro Império Romano-Germânico, em 1806, ela foi convertida na província de Brandemburgo do Reino da Prússia, em 1815. Apesar de sua origem distante no Sacro Império Romano-Germânico, o Reino da Prússia conseguiu a Unificação da Alemanha e a consequente criação do Império Alemão em 1871. A Mark Brandenburg ainda é utilizada, informalmente, para se referir ao land de Brandenburgo, na República Federal da Alemanha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.