Ana Genoveva de Lévis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana Genoveva
Senhora de Roberval
Ana Genoveva de Lévis
A princesa em retrato do século XVIII de autoria desconhecida, presente no Castelo de Bussy-Rabutin.
Duquesa de Rohan-Rohan
Reinado 14 de dezembro de 171420 de março de 1727
Antecessor(a) Título criado
Sucessor(a) Maria Sofia de Courcillon
Princesa de Soubise
Reinado 24 de agosto de 171220 de março de 1727
Predecessor(a) Ana Júlia de Rohan-Chabot
Sucessor(a) Maria Sofia de Courcillon
Princesa de Maubuisson
Reinado 15 de fevereiro de 169418 de dezembro de 1714
Princesa de Turenne
Reinado 16 de fevereiro de 16914 de agosto de 1692
Sucessor(a) Maria Armanda de La Trémoille
 
Nascimento fevereiro de 1673
Morte 20 de março de 1727 (54 anos)
  Paris, França
Sepultado em 23 de março de 1727, Igreja de La Merci, Paris
Cônjuge Luís Carlos de La Tour de Auvérnia
Hércules Mériadec de Rohan
Descendência Luísa Francisca de Rohan, Duquesa de La Meilleraye
Carlota Armanda de Rohan, Abadessa de Jouarre
Júlio de Rohan, 3.° Príncipe de Soubise
Maria Isabel de Rohan, Duquesa de Tallard
Luísa de Rohan, Princesa de Guéméné
Casa Lévis
La Tour de Auvérnia (por casamento)
Rohan (por casamento)
Pai Luís Carlos de Lévis
Mãe Carlota de La Motte Houdancourt
Religião Igreja Católica

Ana Genoveva de Lévis (em francês: Anne Geneviève; Fevereiro de 1673Paris, 20 de março de 1727) foi uma nobre francesa. Ela foi princesa de Turenne pelo seu primeiro casamento com Luís Carlos de La Tour de Auvérnia, e princesa de Soubise e duquesa de Rohan-Rohan pelo seu segundo casamento com Hércules Mériadec de Rohan, além de usar o título de princesa de Maubuisson.

Família[editar | editar código-fonte]

Ana Genoveva foi a única filha de Luís Carlos de Lévis, duque de Ventadour e governador de Limusino, e de Carlota de La Motte Houdancourt, conhecida como a Madame de Ventadour, governanta do rei Luís XV de França.

Os seus avós paternos foram Carlos de Lévis e sua segunda esposa, Maria de La Guiche. Os seus avós maternos foram o conde Filipe de La Mothe-Houdancourt, Marechal de França e Vice-rei da Catalunha, e Luísa de Prie, marquesa de Toucy e governanta dos filhos de Luís XIV de França.

Ana Genoveva também era descendente de Roberto Aux Epaules, Barão de Gye, cujo ancestrais era vikings. Ele serviu ao rei Henrique IV de França, e III de Navarra. [1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Retrato do século XVIII cuja autoria é atribuída à Pierre Gobert.

O duque de Ventadour era geralmente considerado "aterrorizante", muito feio, fisicamente deformado e sexualmente promíscuo[2]; no entanto, os privilégios associados à posição de duquesa, como o "banquinho da graça" (Tabouret de grâce), ou seja, o direito de sentar-se ao lado da rainha, compensavam este casamento infeliz para a mãe de Ana Genoveva.

Quando solteira, ela era conhecida como "Mademoiselle de Ventadour". Após a morte do pai, em 1717, Ana Genoveva herdou todas as terras de Luís Carlos, as quais passaram para a Casa de Rohan com o seu casamento. Já o título de duque de Ventadour foi extinto.

A princesa de Maubuisson em 1695 retratada por Nicolas de Largillière; pintura está no Museu de Belas Artes de Ruão, na Normandia.

Em 1689, segundo as memórias de Philippe de Courcillon, marquês de Dangeau, ela foi prometida em casamento a Jaime Henrique II de Durfort, filho de Jaime Henrique de Durfort, 1.° Duque de Duras e de Margarida Felicidade de Lévis, que era a tia paterna de Ana Genoveva, fazendo do noivo o primo dela. Contudo, a união nunca aconteceu, devido à oposição da mãe da jovem e de sua avó materna, Luísa.[3]

Em Paris, aos 18 anos, Ana Genoveva se casou com o príncipe de Turenne, Luís Carlos de La Tour de Auvérnia, em 16 de fevereiro de 1691, de 26 anos. Ele era filho e herdeiro de Godofredo Maurício de La Tour de Auvérnia, Duque de Bulhão e de Maria Ana Mancini,[4] uma das famosas Mazarinettes. Dado que os membros da Casa de La Tour de Auvérnia possuíam o posto de príncipe estrangeiro na corte do Palácio de Versalhes, isto conferiu-lhes o título de Alteza. Como parte de seu dote, recebeu senhorio de Roberval que passou para a Casa de La Tour de Auvérnia.

Provável retrato de Ana Genoveva, produzido no final do século XVII, por artista desconhecido.

O casal não teve filhos, e Luís Carlos faleceu na Batalha de Steenkerque, parte da Guerra dos Nove Anos, em 1692. Portanto, a princesa ficou viúva quando tinha apenas 19 anos.

Alguns anos depois, ela se casou com o duque de Rohan-Rohan e príncipe de Soubise, Hércules Mériadec de Rohan, em 15 de fevereiro de 1694.[5] Ela tinha 21 anos à época, e ele, 24. Ele era filho de Francisco de Rohan, 1.° Príncipe de Soubise e de Ana Júlia de Rohan-Chabot, que fui uma vez amante do rei Luís XIV. Como os príncipes da Casa de Rohan também tinham o título de príncipes estrangeiros, ela manteve o seu estilo de Alteza. Com Hércules ela teve cinco filhos.

Seu neto, Carlos, Príncipe de Soubise, filho de Júlio, foi criado pelos avós paternos a morte de seus pais. Mais tarde, Carlos foi um amigo próximo do rei Luís XV, além de bisavô de Luís Antônio, Duque de Enghien através de Carlota de Rohan, esposa de Luís V José de Bourbon-Condé, que foi executado sob as ordens de Napoleão Bonaparte.

A princesa faleceu na Rua de Paradis, em Paris, durante a noite de 20 de março de 1727, aos 54 anos de idade, e foi enterrada no dia 23 de março, na Igreja de La Merci, em Paris.[6] Seu viúvo se casou com Maria Sofia de Courcillon, neta do marquês de Dangeau, em 1732, mas não teve mais filhos.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • Fevereiro de 1673–16 de fevereiro de 1691: Mademoiselle de Ventadour
  • 16 de fevereiro de 1691–4 de agosto de 1692: Sua Alteza Princesa de Turenne
  • 4 de agosto de 1692–15 de fevereiro de 1694: Sua Alteza a Princesa Viúva de Turenne
  • 15 de fevereiro de 1694–18 de dezembro de 1714: Sua Alteza Princesa de Maubuisson
  • 18 de dezembro de 1714–20 de março de 1727: Sua Alteza a Duquesa de Rohan-Rohan, Princesa de Soubise

Ascendência[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ana Genoveva de Lévis

Referências