Anders Fredrik Regnell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anders Frederik Regnell
Anders Fredrik Regnell
Nascimento 8 de junho de 1807
Estocolmo, Suécia
Morte 12 de setembro de 1884
Caldas,Minas Gerais, Brasil
Sepultamento Cemitério Antigo de Uppsala
Nacionalidade Sueca
Cidadania Suécia
Alma mater Unversidade de Uppsala
Ocupação botânico, médico, zoólogo

Anders Fredrik Regnell (8 de junho de 1807 – 12 de setembro de 1884) foi um médico e botânico sueco. Ele estudou em Uppsala e recebeu o seu doutorado em medicina em 1837. Como estudante, atuou como assistente de Anders Retzius, em Estocolmo. Regnell  serviu em vários cargos no Serafimerlasarettet em Estocolmo, e participou como navio cirurgião a bordo da corveta "Jarramas" na sua expedição no Mar Mediterrâneo durante 1839-40.

Regnell nasceu em Estocolmo, na Suécia, mas por causa da saúde debilitada, ele sofria de uma grave doença pulmonar. Ele saiu da Suécia para o Brasil em 1840, e estabeleceu-se em Caldas, na então província de Minas Gerais, onde passou o resto de sua vida.[1] Lá Regnell adquiriu uma considerável reputação como médico praticante e, consequentemente, uma fortuna considerável.

Regnell fez grandes coletas de plantas as quais ele enviou para a Europa, em particular para museus escandinavos. Também estudou a fauna brasileira e fez extensas observações geológicas e meteorológicas.

Tendo acumulado uma considerável riqueza, ele apoiou financeiramente vários botânicos europeus e doou uma grande soma para várias instituições científicas em casa. Ele deixou sua herança para a Universidade de Uppsala.[2]

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Os gêneros Regnellia Barb.Rodr. (Orchidaceae) e Regnellidium Lindm. (Marsileaceae), bem como muitas espécies foram nomeadas em sua homenagem.

Regnell foi membro honorário das Sociedades científicas de Uppsala e de Gotemburgo, e das  Associações Médicas Sueca e de Uppsala. Ele recebeu um Doutorado Honoris causa em Filosofia na Universidade de Uppsala, em 1877.

Regnell morreu em Caldas, Brasil, onde está sepultado. Em 1903, a Universidade de Uppsala enviou uma lápide em sua homenagem, que se encontra sobre o local onde foi sepultado, no cemitério municipal de Caldas, Minas Gerais, Brasil. . Em Uppsala, o prédio que abriga as instituições de fisiologia e patologia da Universidade de Uppsala é chamado Regnellianum.

Referências

  1. «Pedra Branca é reserva que guarda plantas raras e aves da Mata Atlântica». Terra da Gente. 4 de fevereiro de 2016. Consultado em 18 de maio de 2016 
  2. «Nordic family». Consultado em 24 de fevereiro de 2015