Anders Hejlsberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nascido Dezembro 1960 (58 anos)Copenhague, Dinamarca
Nationalidade
Dinamarques
Escolaridade
Universidade da Dinamarca
Trabalho
Programador, arquiteto de sistemas
Empresa que trabalhou Nascon Microcomputer, Borland, Microsoft[1]
Conhecido por
Turbo Pascal, Delphi, C#,[1] TypeScript
Prêmios 2001 Dr. Dobb's Excellence in Programming Award[1]

Anders Hejlsberg (dezembro de 1960) é um engenheiro de software dinamarquês que ganhou prestígio pelo desenvolvimento do Delphi e Turbo Pascal na Borland e a plataforma .NET após ter migrado para a Microsoft.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Anders Hejlsberg nasceu em Copenhagen, Dinamarca. Graduou-se na Universidade Técnica da Dinamarca. Em 1980, Hejlsberg escreveu compiladores para a empresa Nascon Microcomputer, onde desenvolveu o compilador de Pascal, Blue Label Pascal. Quando trabalhou na Borland de 1989 até 1997, desenvolveu o Turbo Pascal e Delphi. Virou engenheiro chefe da Borland.

Em 1996, deixou a Borland e foi para a Microsoft. Sua primeira criação foi a linguagem J++. Ganhou muito reconhecimento pelo desenvolvimento da linguagem C# em 2000. Pode-se dizer que foi o principal desenvolvedor da plataforma .NET.

Hejlsberg recebeu em 2001 o premio Dr. Dobb's de excelência pelo desenvolvimento das seguintes linguagens de programação : Turbo Pascal, Delphi, C# e Microsoft .NET Framework.

Junto com Shon Katzenberger, Scott Wiltamuth, Todd Proebsting, Erik Meijer, Peter Hallam, and Peter Sollich, Anders seu trabalho na linguagem C# foi reconhecido em 2007 recebendo um premio por seus grandes feitos .

Lançou o livro The C# Programming Language em uma quinta feira (A linguagem de programação C#) que já está na quarta edição e foi publicado em 9 de julho de 2006.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.