Andrew Noel Schofield

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andrew Noel Schofield
Andrew Noel Schofield
Professor A.N. Schofield, 8 de novembro de 2010
Nascimento 1 de novembro de 1930 (93 anos)
Cambridge
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Alma mater Universidade de Cambridge
Prêmios Rankine Lecture (1980)
Orientador(es)(as) Kenneth Harry Roscoe[1]
Orientado(a)(s) Malcolm David Bolton, Robert Mair, Sarah Springman
Instituições Universidade de Cambridge
Campo(s) Engenharia geotécnica
Tese 1960: The development of lateral force during the displacement of sand by the vertical face of a rotating model foundation

Andrew Noel Schofield FREng[2] (Cambridge, 1 de novembro de 1930) é um engenheiro civil britânico especialista em mecânica dos solos, professor emérito de engenharia geotécnica da Universidade de Cambridge.

Vida[editar | editar código-fonte]

Schofield nasceu em 1 de novembro de 1930 em Cambridge, filho do reverendo John Noel Schofield e Winifred Jane Mary Eyles. Casou com Margaret Eileen Green em 1961 (Black 2010). Aposentou-se na Cambridge University em 1997.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Andrew Schofield estudou engenharia com graduação no Christ’s College da Universidade de Cambridge em 1951 (Schofield 2005). Trabalhou então no escritório Scott and Wilson Ltd. no Protetorado da Niassalândia, África (atual Malawi), onde efetuou pesquisas sobre solos lateríticos e construção de estradas de baixo custo.(Rowe 1980). Retornou para a Universidade de Cambridge para trabalhar com o professor Kenneth Harry Roscoe em seu PhD, que completou em 1961 (Rowe 1980). Tornou-se Assistant Lecturer em 1961 e eleito fellow do Churchill College da Universidade de Cambridge em 1963.(Schofield 2005) Foi eleito fellow[2] da Royal Academy of Engineering[2] em 1986.

Publicou com Kenneth Harry Roscoe e Peter Wroth em 1958 o livro "On the Yielding of Soils", que mostrou como a teoria do fluxo da plasticidade e a mecânica dos sólidos do estado crítico podem ser aplicadas para descrever como o acoplamento entre o comportamento volumétrico e cisalhante dos solos (Roscoe, Schofield & Wroth 1958) levou ao desenvolvimento de um modelo constitutivo conhecido como 'Cam Clay' que foi formalizado no texto clássico de (Schofield & Wroth 1968).

Schofield foi influenciado por publicações sobre o modelo centrífugo geotécnico por G.I. Pokrovsky na União Soviética (Schofield 2005) para estudar problemas de engenharia geotécnica e mecânica dos solos.

Publicações selecionadas[editar | editar código-fonte]