Anne Rhys, 7.ª Duquesa de Ciudad Rodrigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sua Excelência
7.º Duquesa de Ciudad Rodrigo
Grande de Espanha
Duquesa de Ciudad Rodrigo
Ducado 16 de setembro de 1943
a 1949
Antecessor Henry Wellesley, 6.º Duque de Wellington
Sucessor Gerald Wellesley, 7.º Duque de Wellington
 
Nascimento 2 de fevereiro de 1910
Morte 1998 (88 anos)
Nome completo Anne Maud Rhys
Pai Arthur Wellesley, 5.º Duque de Wellington
Mãe Lilian Maud Glen Coats

Anne Maud Rhys, 7.ª Duquesa de Ciudad Rodrigo, conhecida no Reino Unido como Lady Anne Maud Rhys (nascida Wellesley; 2 de fevereiro de 1910 - 1998), era uma aristocrata britânica, uma nobre na nobreza espanhola e socialite.

Anne era a filha mais velha e única menina de Arthur Wellesley, 5.º Duque de Ciudad Rodrigo, e sua esposa, Lillian. Durante sua adolescência, ela namorou (e foi espalhado boatos que seria noiva de) Eduardo, Príncipe de Gales. No inverno de 1928, Anne estava sofrendo de pneumonia, enquanto o príncipe estava em turnê na África e ele disse ter recebido os boletins de rádio codificados no que diz respeito à sua saúde. Rumores de seu noivado depois foram oficialmente negados pelo Palácio de Buckingham.

Em 23 de março de 1933, casou-se com David Rhys, o filho mais novo do 7.º Barão Dynevor. O casal teve dois filhos, Arthur Llewelyn (1935-2005) e Elizabeth Maud (nascida em 1937) antes de se divorciarem em 1963. Seu irmão, Henry, herdou os títulos de seu pai em 1941 e na sua morte, quase dois anos mais tarde, Anne herdou o ducado espanhol de Ciudad Rodrigo e a honra de Grande da Espanha (que tinha sido atribuído ao seu antepassado, o 1.º Duque e foi capaz de passar através da linha feminina, pela lei espanhola), enquanto o ducado britânico passou para seu tio, Gerald. Ela se tornou a sétima duquesa de Ciudad Rodrigo e seu marido tornou-se duque de Ciudad Rodrigo. Anne cedeu o ducado a seu tio em 1949.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Arthur, 6.º Duque de Ciudad Rodrigo
Duque de Ciudad Rodrigo
19431949
Sucedido por
Gerald, 8.º Duque de Ciudad Rodrigo