Antônio Mariano de Azevedo Marques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Antônio Mariano de Azevado Marques (São Paulo, 17 de junho de 1797 - Rio de Janeiro, 9 de setembro de 1844) foi um professor, jornalista e político brasileiro. É considerado o primeiro jornalista paulista[1].

Conhecido como "Mestrinho" por ter sido nomeado professor público de Latim com apenas dezesseis anos de idade, pois com apenas quatro anos de idade já sabia ler e aos onze anos já conhecia o Latim com perfeição[2].

Em 22 de setembro de 1823 fundou o primeiro jornal da província de São Paulo, "O Paulista", um jornal manuscrito e com pouquíssimos exemplares em cada edição. O jornal era bi-semanal e foi exinto antes do término do mesmo ano de sua fundação.

Mestrinho foi professor da Faculdade de Direito de São Paulo (na cadeira de Latim), Juiz de Paz, vereador e membro do Conselho do Governo e da Assembléia Provincial e vice-presidente da província (em 1837), entre outros cargos públicos. É de sua autoria o projeto de construção do Monumento da Independência, no bairro da Ipiranga.

Referências

  1. O Paulista – O primeiro jornal da Província de Valdenizio Petrolli Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - acessado em 24 de janeiro de 2012
  2. Revista Genealógica Brasileira - Família Azevedo Marques Site Scribd - acessado em 24 de janeiro de 2012

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GOMES, Laurentino. 1822 - Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: ed. Nova Fronteira. 2010.