Anthony Teuma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anthony Teuma
Anthony Teuma
Nascimento 11 de janeiro de 1964
Xagħra
Ocupação padre católico de rito romano, bispo católico
Religião Igreja Católica

Anthony Teuma (Maltês Anton Teuma, nascido em Xagħra em Gozo, 11 de janeiro de 1964) é um clérigo católico romano maltês e bispo de Gozo.[1]

Anthony Teuma frequentou o seminário menor da Diocese de Gozo e depois estudou filosofia e teologia católica no seminário de Gozo. Recebeu o sacramento da ordenação para a diocese de Gozo em 25 de junho de 1988. Teuma recebeu seu doutorado em ciências da educação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Após a ordenação e o doutorado, Anthony Teuma permaneceu inicialmente em Roma, onde trabalhou como vigário paroquial na paróquia de Sant'Ignazio di Antiochia de 1988 a 1995. Em 1995 tornou-se diretor espiritual do Pontifício Seminário Romano e em 1996 tornou-se também assistente espiritual das comunidades eucarísticas da diocese de Roma. Em 1997, Teuma regressou à sua terra natal e tornou-se regente do seminário da diocese de Gozo, bem como membro do colégio de consultores, do conselho presbiteral e do conselho pastoral diocesano. Depois que Anthony Teuma completou um ano sabático e um ano de estudo na Terra Santa em 2007, tornou-se assistente espiritual e responsável pelas comunidades eucarísticas na Diocese de Gozo. Desde 2016, Teuma é delegado episcopal para a família e responsável pelo Instituto da Família João Paulo II em Gozo.

Em 17 de junho de 2020, o Papa Francisco nomeou-o Bispo de Gozo.[2] O Pró-Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Dom da Cúria Mario Grech, ordenou-o bispo em 21 de agosto do mesmo ano na Igreja de São João Batista em Xewkija; Os co-consagradores foram o Arcebispo de Malta, Charles Scicluna, e o Núncio Apostólico em Malta, Arcebispo Alessandro D'Errico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Anthony Teuma

Referências

  1. Anthony Teuma in: catholic-hierarchy.org
  2. «Nomina del Vescovo di Gozo (Malta)» (em italiano). vatican.va. Consultado em 17 de junho de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.