António Cebola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

António Pedro de Oliveira Cebola (Lisboa, 8 de Junho de 1985) é um pianista e pedagogo português.

António Cebola
António Cebola
Informação geral
Nome completo António Pedro de Oliveira Cebola
Nascimento 08 de junho de 1985 (38 anos)
Local de nascimento Lisboa
PT
Nacionalidade Portuguesa
Género(s) Clássica
Alma mater Escola Superior de Música de Lisboa
Instrumento(s) Piano
Página oficial antoniocebola.com

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos 12 anos, começou os seus estudos de piano com Eurico Rosado, no Instituto Gregoriano de Lisboa. Completou o bacharelato e a licenciatura em Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo Jorge Moyano como seu professor de Piano e Olga Prats, em Música de Câmara.

Prosseguiu os seus estudos na Universidade de Évora, onde obteve o grau de Mestre em Piano, como aluno de António Rosado, e de Paul Wakabayashi em Música de Câmara.

Foi, ainda, aluno de Paul Crossley[1], e participou em master classes com Paul Badura-Skoda, Luiz de Moura Castro, Vitaly Margulis, Sequeira Costa, Jurgis Karnavičius, Jörg Demus, Boris Berman, Galina Eguizarova e Konstantin Scherbakov.

Como solista, participou no 4º Festival Internacional de Piano do Algarve[2], com a Orquestra Clássica do Centro, dirigida por Jan Wierzba, e no 49.º Festival de Sintra[3], com a Orquestra do Norte, dirigida por Nuno Côrte-Real. Para além de outras atuações como solista, tem atuado regularmente em recitais a solo ou integrando diversas formações de música de câmara.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Prémios[editar | editar código-fonte]

Em 2006 obteve o 2.º prémio, ex-aequo, na categoria de menores de 21 anos – em que não foi atribuído o 1.º prémio – do XIII Concurso Internacional de Piano Maria Campina, em Faro.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]