Sequeira Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sequeira Costa
Informação geral
Nascimento 18 de julho de 1930
Local de nascimento
Portugal Angola colonial
Gênero(s) Música clássica
Ocupação(ões) Músico

José Carlos Sequeira Costa ou Sequeira Costa natural de Angola, 18 de julho de 1930) é um conceituado pianista clássico português, que é especialmente admirado pelas suas interpretações do repertório Romântico.

Vida[editar | editar código-fonte]

Em criança, mostrou excepcional talento musical. Vivia em Lourenço Marques, Moçambique e quando tinha oito anos, mudou-se para Lisboa, continuando os seus estudos musicais com Vianna da Motta (um dos últimos alunos de Liszt e de Hans von Bulow), tendo desenvolvido a sua própria interpretação musical com base nas escolas Francesa e Alemã, com Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Fevrier.

Aos 22 anos de idade foi galardoado com o Prémio Internacional Marguerite Long (Paris) e 5 anos mais tarde fundou o Concurso Internacional de Música de Lisboa Vianna da Motta. Em 1958, foi conviddado por Dmitri Shostakovich para fazer parte do júri da Competição Internacional Tchaikovsky em Moscovo, ao qual retornou seis vezes. Desde então, tem integrado o júri dos mais importantes concursos a nível mundial de Piano como por exemplo o concurso Tchaikovsky, Chopin, Leeds, Marguerite Long, Montréal, Rubinstein e o concurso Sviatoslav Richter.

Orienta Master Classes um pouco por todo o mundo e é professor na Universidade do Kansas. Muitos dos seus alunos obtêm prémios nos concursos mais importantes de piano.

Ao longo da sua carreira de intérprete, Sequeira Costa tem tocado nas mais importantes salas de espetáculo, quer a solo, ou acompanhado pelas mais prestigiadas orquestras, sob a direcção dos mais notáveis maestros. A sua extensa discografia inclui música para piano solo de Ravel, Chopin, Schumann, Albeniz, Bach/Busoni, Vianna da Motta, Rachmaninov e Beethoven, bem como as integrais para piano e orquestra de Schumann, Rachmaninov e Chopin.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]