Constança Capdeville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Constança Capdeville
Informação geral
Nascimento 16 de março de 1937
Origem Barcelona, Espanha
País Portugal
Data de morte 4 de fevereiro de 1992 (54 anos)
Caxias, Oeiras,  Portugal
Instrumento(s) Piano
Período em atividade 1970 - 1992

Constança Capdeville ComSE (Barcelona, 16 de Março de 1937 - Oeiras, Caxias, 4 de Fevereiro de 1992) foi uma compositora, pianista e percussionista portuguesa.

Vida[editar | editar código-fonte]

Constança Capdeville iniciou os estudos musicais em Barcelona antes de se estabelecer permanentemente em Portugal a partir de 1951, devido a condicionantes político-sociais decorrentes da Guerra Civil de Espanha. Constança Capdeville prosseguiu os estudos superiores no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, cursando piano com Varela Cid e composição com Jorge Croner de Vasconcelos. Formou-se em interpretação de música antiga (transcrição, instrumentação, prática de clavicórdio e acompanhamento pianístico) através de cursos ministrados por Macario Santiago Kastner (1908-1992).

Constança Capdeville notabilizou-se ainda no ensino da composição, nomeadamente na Academia de Música de Santa Cecília, na Escola Superior de Música de Lisboa e no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.

A 10 de Junho de 1992, a título póstumo, foi-lhe atribuído o Grau de Comendadora da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.[1] [2]

Referências

  1. Cf. Constança Capdeville no Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa.
  2. Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas Presidência da República Portuguesa. Visitado em 2015-11-26. "Resultado da busca de "Constança Capdeville"."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.