Aracataca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde maio de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Crianças indo à escola
Muro dedicado a Garcia Marquez
Plantações de dendê no município de Aracataca.

Aracataca é um município da Colômbia, localizado no departamento de Magdalena.[1] A fundação de Aracataca remonta a 1885, tendo sido elevada ao status de município em 28 de Abril de 1915 pela Portaria nº 8, quando se separou do município de Pueblo Viejo. O primeiro secretário-geral da Câmara Municipal foi o senhor Juan Jacobo Restrepo Gonzalez. No final do século XIX United Fruit Company colonizou a terra e começou a cultivar bananas na região. Trabalhando em conjunto com o governo, aterrorizaram seus trabalhadores na chamada república das bananas, termo que caiu no uso popular. Desde então a cidade ficou escondida atrás de uma cortina de violência até que foi recentemente redescoberta por artistas locais e investidores estrangeiros.

Seu nome tornou-se mundialmente famoso como o berço do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 Gabriel García Márquez (1927-2014).

Em 25 de junho de 2006, houve um referendo para mudar o nome da cidade para "Aracataca-Macondo", falhou devido a um baixo comparecimento.

Referências

  1. «Federeção Colombiana de Municípios». Consultado em 22 de agosto de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Colômbia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.