Misumena vatia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aranha-caranguejo-das-flores)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMisumena vatia
aranha-caranguejo-das-flores


Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Thomisidae
Género: Misumena
Espécie: M. vatia
Nome binomial
Misumena vatia
(Clerck, 1757)

Misumena vatia, conhecida pelo nome comum de aranha-caranguejo-das-flores,[1] ou aranha-caranguejeira é uma aranha da família Thomisidae existente na Europa e na América do Norte. Os dois pares de patas dianteiros são maiores que as restantes, e são mantidos abertos para apanhar presas. O tamanho das patas e a forma do corpo achatada e larga fazem com que seja fisicamente parecida com caranguejos, daí o seu nome comum de Aranha-Caranguejo.

Esta aranha é, tal como as restantes espécies desta família, um predador de espera. Adopta uma estratégia em que, camuflada[2][3] espera a passagem dos insectos voadores que procuram néctar entre as pétalas das flores. Com as patas posteriores segura-se firmemente, enquanto que com as patas anteriores, que são muito mais fortes e projectadas para fora, agarra os visitantes da flor com uma velocidade surpreendente. Ao mesmo tempo que captura a presa, administra uma dentada venenosa. Para se alimentar a aranha suga a presa por pequenos buracos, de tal forma que é deixado um exosqueleto quase completo sobre a flor.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Esta espécie é geralmente encontrada em zonas de espaços abertos como prados, charnecas e campos agrícolas, mas também ocorre noutros locais onde haja muita exposição solar, como nos caminhos, nas fronteiras florestais, nos terrenos baldios e nos jardins. Na Europa a Misumena ocorre da Escandinávia ao Mediterrâneo. Também pode ser encontrada no Nordeste Asiático e na América do Norte. Ocorre em Portugal e toda a Península Ibérica. No Reino Unido a espécie parece ocorrer apenas na região Sul.[4]

Referências

  1. «A Aranha-Caranguejo-das-Flores». Olhares UOL. Consultado em 29 de junho de 2012 
  2. Mohammad Mahmoud. «Misumena vatia». Animal Diversity Web. Consultado em 29 de junho de 2012 
  3. Luís Crespo, Emídio Machado. «Misumena vatia». Naturdata. Consultado em 29 de junho de 2012 
  4. «Project Noah»