Aranha de alçapão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAranha de Alçapão
Aptostichus sp.
Aptostichus sp.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Mygalomorphae
Infraordem: Fornicephalae
[[{{{diversidade_link}}}|Diversidade]]
18 genera, 126 species
Distribuição geográfica
Distribution.cyrtaucheniidae.1.png
Genera
Aptostichus

Myrmekiaphila

Promyrmekiaphila

As aranhas de alçapão são espécies que constroem longas galerias no solo, com a abertura fechada por uma tampa com dobradiça de seda e cercada por fios que atuam como "sensores". Elas capturam rapidamente presas que pisem ou pousem nesses fios.

Podem ser capturadas inserindo uma vareta em sua galeria e esperando ate que a mesma se mova intensamente, então se deve retirar a vareta rapidamente e a aranha estará presa segurando a vareta com as presas, uma vez fora da sua galeria, ela tem o comportamento bastante agressivo com tudo que se aproxima em um raio de 5 centímetros de seu corpo, porem ela não se move na direção de objetos ou criaturas fora desse perímetro, retornando para sua galeria espontaneamente após alguns minutos sem ser tocada.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Raven, Robert J. (1985): The spider Infraorder Mygalomorphae (Araneae): cladistics and systematics. Bulletin of the American Museum of Natural History 182: 1-180.
  • Murphy, Frances & Murphy, John (2000): An Introduction to the Spiders of South East Asia. Malaysian Nature Society, Kuala Lumpur.
  • Platnick, Norman I. (2008): The world spider catalog, version 8.5. American Museum of Natural History.