Arcozelo (Vila Nova de Gaia): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 23: Linha 23:
'''Arcozelo''' é uma [[freguesia]] [[Portugal|portuguesa]] do concelho de [[Vila Nova de Gaia]], com 7,82 km² de área e 14 352 habitantes (2011). Densidade: 1 835,3 hab/km².
'''Arcozelo''' é uma [[freguesia]] [[Portugal|portuguesa]] do concelho de [[Vila Nova de Gaia]], com 7,82 km² de área e 14 352 habitantes (2011). Densidade: 1 835,3 hab/km².


A pessoa mais famosa de Arcozelo é a Tina.
A pessoa mais famosa de Arcozelo é a Joel Brandao , mais conhecido Por "garganta FUnda " Joel tornou-se famoso por ser o maior homosexual de arcozelo

Foi elevada a [[vila]] em 18 de Fevereiro de [[1987]].


== Topónimo ==
== Topónimo ==

Revisão das 21h23min de 14 de fevereiro de 2013

Portugal Portugal Arcozelo 
  Freguesia  
Bateira da Aguda
Bateira da Aguda
Bateira da Aguda
Gentílico Arcozelense
Localização
Localização no município de Vila Nova de Gaia
Localização no município de Vila Nova de Gaia
Localização no município de Vila Nova de Gaia
Arcozelo está localizado em: Portugal Continental
Arcozelo
Localização de Arcozelo em Portugal
Coordenadas 41° 03' N 8° 39' O
Município Vila Nova de Gaia
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 7,82 km²
População total (2011) 14 352 hab.
Densidade 1 835,3 hab./km²
Código postal 4410
Outras informações
Orago São Miguel
Sítio www.jf-arcozelo.pt

Arcozelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 7,82 km² de área e 14 352 habitantes (2011). Densidade: 1 835,3 hab/km².

A pessoa mais famosa de Arcozelo é a Joel Brandao , mais conhecido Por "garganta FUnda " Joel tornou-se famoso por ser o maior homosexual de arcozelo

Topónimo

Arcozelo tem origem em arcoze, ou em arcu celus, significando ambas "arco pequeno".

Geografia

Arcozelo localiza-se junto à costa marítima, 10 km a sul da cidade de Vila Nova de Gaia e 5 km a norte da cidade de Espinho, tendo como limites o mar, a oeste, e as freguesias de Gulpilhares, a norte, Serzedo, a este, e São Félix da Marinha, a sul.

A freguesia é constituída por vários lugares que, com o crescente aumento da população e da construção, se vão sobrepondo e confundindo: Aguda, Aldeia, Arcozelo, Boavista, Boavista da Estrada, Calvário, Chãos Velhos, Corga, Corvo, Eirado, Enxomil, Espírito Santo, Fartinha, Fonte, Granja, Igreja, Marinha, Mergunhos, Mira, Miramar, Morangal, Pedra Alva, Pedrinhas Brancas, Porril, Sá, Sobreiro, Vale, Vila Chã e Vila Nova da Telha.

Turismo

Praia da Aguda

Pescadores, cientistas e “gente do povo” há muitíssimos anos atrás afirmaram que foi uma rocha que deu o nome à Praia.

Desde de sempre que a Praia da Aguda vive intensamente e essencialmente da Pesca.

Nesta aldeia Piscatória, existem inúmeras variedades de peixes (desde da tainha aos grandes peixes).

Esta praia tem umas óptimas águas marítimas para se nadar, o clima é agradável, os pequenos cafés que existem são atraentes e tem sempre produtos frescos. Na Aguda há alguns restaurantes, mas os mais conhecidos ou frequentados são: "Restaurante Zizi" e "Restaurante Dulce Mar" (actualmente chamado "Osso e Espinha").

Pode-se deslocar para a Aguda de comboio (o comboio que vai para Ovar ou Aveiro),de bicicleta no passadiço (o passadiço vai desde da Praia de Lavadores até à Praia de Espinho) ou então de carro.

Em Agosto há uma festa na Praia da Aguda, N.S.Nazaré. Nesta festa há fogo preso e fogo no ar (fogo-de-artíficio), há muitas “tendas” com inúmeros produtos do País, também há “tendas” que vendem brinquedos, roupas, artigos de cozinha, algodão doce, etc… também existe matrecos, nas ruas mais movimentadas da Aguda coloca-se luzinhas penduradas nas árvores em forma de zig-zag e às vezes há um palco de música (aos Sábados, geralmente).

Ao Domingo, durante quase todo o dia, há missa(s),orações cristãs, etc…

As pessoas desta aldeia Piscatória são bonitas,simpáticas,fortes,sábias e comem essencialmente peixe.

Antigamente (entre 1920 e 1980) os bois é que puxavam os barcos para cima,isto é, quando os Pescadores chegavam do mar os bois iam “buscar” os barcos à água e puxavam para cima(para a areia).

Actualmente existe um paredão (que foi construído em 2002) e se actualmente-2008 tirasse-mos o paredão o mar “roubava” areia à Praia da Granja e à Praia de Miramar.

A Praia da Aguda em termos populacionais(número de População)é relativamente pouco, e a própria aldeia não é muito grande razões estas que faz com que todas as pessoas se conheçam.

Quem educadamente pedir a um pescador para ver o barco por dentro vai reparar que há muitas estrelas-do-mar,búzios(secos),caranguejos entre outras “cenas” boas.

Quem educadamente pedir a um Pescador se pode ir ao mar no barco do mesmo Pescador, este Pescador eventualmente pode deixar se o mar tiver raso(sem ondas).

Os barcos antigamente era maiores e “mais altos”na ponta(proa),agora são ligeiramente mais pequenos e são “menos altos” na ponta(proa).

A gente da Aguda não tem preconceitos recebe bem os visitantes e estrangeiros.

Os Invernos na Aguda são bastante friorentos e “arrepiantes”, mas mesmo assim os Pescadores têm que ir ao mar.

Quem for à Aguda no Inverno ninguém está na rua nem nas esplanadas porque é muito frio, vento, chuva(gelada).

Os moradores da Aguda vivem essencialmente da pesca. Pode-se deslocar para a Aguda de comboio (o comboio que vai para Ovar ou Aveiro), de bicicleta no passadiço(o passadiço vais desde da Praia de Lavadores até a Praia de Espinho),ou então de carro.

Em 2002, foi construído um quebra-mar, que trouxe vantagens e desvantagens: fez com que o mar não inundasse mais as ruas (antes inundava duas, ou três ruas), mas criou um "gigante" areal junto ao paredão. O problema é que esse areal cresceu à frente dos barcos dos pescadores, logo eles tem que esperar que a maré fique cheia para poder ir pescar.

Ligações externas