Saltar para o conteúdo

Areguá: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 70: Linha 70:
== O Morango ==
== O Morango ==


Esta fruta, além de ser uma importante fonte de rendimento para a cidade, tem sua história. De facto, a produção da mesma é já uma característica muito peculiar de Areguá. Segundo os povoadores, ao redor do ano [[1920]], na Companhia de Estanzuela, um camponês pôs seu melhor esforço e dedicou-se ao plantio do morango.
Esta fruta, além de ser uma importante fonte de rendimento para a cidade, tem sua história. De fato, a produção da mesma é já uma característica muito peculiar de Areguá. Segundo os povoadores, ao redor do ano [[1920]], na Companhia de Estanzuela, um camponês deu o melhor de si, dedicando-se ao plantio do morango.


Após a colheita, colocou as frutas em pequenas canastras e foi vendê-las na cidade. Devido ao êxito obtido, a plantação de morangos se estendeu em todas as granjas dos arredores, constituindo hoje, um dos produtos mais importantes da região. Nos meses de colheita, se realiza o tradicional '''Festival anual de la frutilla'''. Aí se pode degustar marmeladas, geléias, sugos e deliciosas tortas.
Após a colheita, colocou as frutas em pequenas canastras e foi vendê-las na cidade. Devido ao êxito obtido, a plantação de morangos se estendeu em todas as granjas dos arredores, constituindo hoje, um dos produtos mais importantes da região. Nos meses de colheita, se realiza o tradicional '''Festival anual de la frutilla'''. Aí se pode degustar marmeladas, geléias, sugos e deliciosas tortas.

Revisão das 23h04min de 4 de fevereiro de 2012

Areguá
Bandeira oficial de Areguá
Brasão oficial de Areguá
Bandeira Brasão
Coordenadas 25° 30' 27" N 57° 34' 21" E
País Paraguai
Departamento Central
Fundado 1538
Intendente Municipal Luis A. Meredes Villalba Jara
Área  
  Total 122 km²
População  
  Cidade (2008) 67.847
    Densidade   622.45/km²
Fuso horário -4 Gmt (UTC)

Areguá é um distrito e capital do departamento Central, Paraguai. Cidade de artesanatos em cerâmica; ubicada à orlas do lago Ypacaraí na bacia conformada por esse belíssimo lago e o rio Salado. Encontra-se a 29 km da capital Assunção

Toponímia

Vista aerea

Areguá toma seu nome de seus primitivos povoadores, os Mbya Guaraní, indígenas que habitavam essa zona antes da colonização espanhola. A este grupo chamavam-nos “Ariguá”, que significa “os de acima”, por estar localizados numa região relativamente alta.

Clima

Esta cidade tem um clima quente. No verão apresentam-se as temperaturas mais elevadas, podendo as mesmas chegar aos 40°C. As temperaturas mínimas dão-se no inverno, atingindo os 0°C. Em quanto às precipitações, nos meses de maior chuva são os compreendidos entre janeiro e abril. A agradável temperatura reinante, faz que Areguá seja de muito atraente para ser visitada, sobretudo por sua privilegiada localização sobre o lago Ypacaraí.

Demografia

Estação terrena de Aregua.

Areguá conta com 67.847 habitantes ao todo, os quais 33.977 são homens e 33.870 são mulheres, segundo projeções da Direccão Geral de Estatísticas, Encuestas e Censos. (Projecção ano 2008)

História

Originalmente esta cidade foi chamada “Tapaicuá”, foi fundada por Domingo Martínez de Irala no ano 1538 sobre a base de um povoado indígena instalado nesse território, a orlas do lago Ypacaraí. Seus habitantes ocupavam a zona que rodeia a atual igreja de Areguá.

Nos inícios da época da colónia, a cidade foi um centro pecuário de origem mercantil.

Em fins do século XIX desenvolveu-se como cidade de veraneio em que principalmente os escritores, artistas e intelectuais fixavam sua residência nos meses de calor.

O Morango

Esta fruta, além de ser uma importante fonte de rendimento para a cidade, tem sua história. De fato, a produção da mesma é já uma característica muito peculiar de Areguá. Segundo os povoadores, ao redor do ano 1920, na Companhia de Estanzuela, um camponês deu o melhor de si, dedicando-se ao plantio do morango.

Após a colheita, colocou as frutas em pequenas canastras e foi vendê-las na cidade. Devido ao êxito obtido, a plantação de morangos se estendeu em todas as granjas dos arredores, constituindo hoje, um dos produtos mais importantes da região. Nos meses de colheita, se realiza o tradicional Festival anual de la frutilla. Aí se pode degustar marmeladas, geléias, sugos e deliciosas tortas.

Cerro Koi

Economia

Uma das principais atividades de seus habitantes é o cultivo do morango. Todos os anos, no mês de agosto se celebra o “Festival do Morango”. Nesta ocasião, os produtores oferecem seus produtos em forma natural e também os sub-produtos elaborados a partir da fruta.

Esta cidade caracteriza-se também pela produção de artigos de artesanato em cerâmica, atividade que ocupa a grande parte da população. Tem um índice industrial incipiente.

Turismo

Areguá é uma cidade encantadora que conserva em sua arquitetura bonitas casas coloniais com amplos corredores e particular estilo. Estas edificações datam da época em que Areguá era principalmente uma cidade de veraneio em que as famílias asuncenas e dos arredores construíam ali suas residências para passar o verão. Esta particularidade faz de Areguá uma cidade aprazível e acolhedora, ideal para receber os visitantes.

A “Avenida do Lago” é sem dúvida um agradável passeio para os sentidos. Estende-se desde um lugar mais elevado onde está localizada a Igreja principal e desce até a orla do lago onde se encontra a Praia Municipal. Este trajeto é considerado o capacete histórico da cidade e foi declarado Património Nacional pelo Parlamento do Paraguai no ano 1997. Indubitavelmente o Lago Ypacaraí é o atrativo turístico mais chamativo, pois oferece uma paisagem privilegiada.

Em Areguá encontra-se um Clube ecológico chamado “Ilha Vale”, nesse sito, além de desfrutar de uma formosa natureza, pode-se pescar com a modalidade de “pesque e pague” Outro atractivo constitui a variedade de artesanato em cerâmica produzida por seus habitantes. O Centro Artesanal da Cuenca é um local de exposição e venda permanente onde os artesãos de toda a região estão nucleados.

O Centro Cultural “Estação A” é um estabelecimento que proporciona informação turística aos visitantes. Tem, ademais, um museu fotográfico na antiga Estação do Trem, que está aberta ao público a cada quinze dias com um serviço de guia pelo capacete histórico.

Na cidade estão instaladas várias galerías de arte, entre elas: “Guggiari Arte”, “Luis Cogliolo Galería de Arte”, “Passeio A Candelaria”, “Areguá pesebres” e “O Cántaro”. Um lugar interessante para visitar é o “Museu As Margaritas”, localizado ao lado da igreja A Candelaria.

Como se trata de uma cidade muito antiga, é interessante pesquisar entre seus poboadores as múltiples histórias de aparecimentos fantasmales que enchem de particular encanto à cultura popular desta cidade.

Também os cerros Koi e Chororí são de grande atractivo turístico. O Cerro Koi é conhecido por suas formações de pedra arenisca hexagonal, parecido a um panal de abejas, unicas em Latinoamérica. Somente Canadá e África do Sul contam com este fenómeno geológico e encontram-se protegidos nesses dois países como Património da Humanidade.

Este cerro foi Declarado Monumento Natural no ano 1993. Pode-se apreciar que estão constituídos por blocos horizontales de areniscas de origem ígneo, daí a rareza do cerro.

Entre os dois cerros Koi e Chororí somam 26 tem. Possuem vários proprietários apesar de que existe um Decreto do Poder Executivo o declarando Monumento Nacional. Isto é devido a que o Estado Paraguaio ainda não pagou aos proprietários pela expropiación. O desinterés das autoridades e sua desconocimiento é notável no área ambiental no Paraguai.

Personagens ilustres

O escritor paraguaio Gabriel Casaccia é oriundo de Areguá. Nasceu em 20 de abril de 1907. Este grande escritor desenvolveu grande parte de sua obra nesta cidade, pela que sentia um profundo carinho. Em vários escritos do autor, podem-se apreciar descrições de paisagens desta região do país. Em sua famosa novela “A Babosa”, faz um detalhado relato de costumes e crítico dos povoadores de Areguá.

Os restos de Casaccia descansam em sua cidade natal, apesar de ter vivido em seus últimos anos em Buenos Aires, pois essa era sua vontade. Sobre sua tumba, o artista plástico Hermann Guggiari erigiu uma escultura em sua homenagem.

Como chegar

Partindo desde Assunção, se pode aceder até Areguá tomando a Rota II, sobre a mesma, à altura de Capiatá existe um desvio para a esquerda que conduz até a capital do departamento. Outra forma de aceder é tomando a autopista que leva até o aeroporto Silvio Pettirossi. Nessa estrada deve-se tomar o caminho que conduz para a cidade de Luque e depois até Areguá.

Referência

  • Geografía del Paraguay - Editorial Hispana Paraguay S.R.L.- 1a. Edición 1999 - Asunción Paraguay
  • Geografía Ilustrada del Paraguay - ISBN 99925-68-04-06 - Distribuidora Arami S.R.L.
  • La Magia de nuestra tierra. Fundación en Alianza. Asunción. 2007.

Ligações externas