Arquitetura responsiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arquitetura responsiva (em inglês: Responsive architecture) é um campo de estudos que envolve a pesquisa e a prática da arquitetura. Arquitetura responsiva é aquela que as condições do espaço e ambientes podem mudar e se adaptar a condições pre-definidas ou desejáveis , por meio de sensores, alterando as características de forma, cores, espaços e todos os elementos que compõem o espaço arquitetônico de modo responsivo. Para tal são utilizados sensores e atuadores robóticos.

História[editar | editar código-fonte]

O termo Arquitetura responsiva foi dado pelo pesquisador Nicholas Negroponte que inicialmente concebeu nos anos 1960 durante o design de espaços onde foram explorados os conceito de cibernética para a arquitetura.

Trabalhos atuais[editar | editar código-fonte]

Enquanto um número considerável de tempo e esforço tem sido gasto em edifícios inteligentes nos anos recentes a ênfase tem sido principalmente o desenvolvimento de sistemas eletrônicos ( especificamente robóticos ) para adaptar o interior de uma edificação e seus espaços internos para as necessidades as individuais dos usuários.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Design responsivo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]