Artéria braquial profunda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A artéria braquial profunda é uma artéria que vasculariza o membro superior, ramo da artéria braquial.

Artéria braquial profunda

Tem origem na face posteromedial da artéria braquial, próximo do ponto médio do braço, distalmente ao bordo inferior do músculo redondo maior. Dirige-se posteriormente, entre as cabeças longa e medial do músculo tricípite braquial, acompanhada do nervo radial. Dirige-se ao longo do sulco espiral do úmero, profundamente à cabeça curta do músculo tricípite braquial. Profundamente à cabeça lateral do músculo tricípite braquial divide-se em artéria colateral radial, artéria colateral média, artéria nutritiva do úmero e ramo deltóide/ascendente.

Artéria nutritiva do úmero -  Nasce no terço superior do braço, da artéria braquial ou de um dos seus colaterais, mais frequentemente da artéria umeral profunda. Este ramo introduz-se no buraco nutritivo do úmero, situado inferiormente à inserção do músculo coracobraquial.

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.