Arthur Saint-Léon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Arthur Saint-Léon
Nome nativo Arthur Saint-Léon
Nascimento 17 de setembro de 1821
9.º arrondissement de Paris
Morte 2 de setembro de 1870 (48 anos)
Paris
Cidadania França
Ocupação bailarino, coreógrafo, mestre de balé
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2009)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Arthur Saint-Leon (Paris, 17 de setembro de 18212 de setembro de 1870) foi um coreógrafo, bailarino e violinista. Foi mestre de ballet do Balé Imperial de São Petesburgo de 1859 a 1869.

Coreógrafo, bailarino e violinista, um artista de imaginação fértil, cuja carreira se estendeu a Londres e São Petersburgo. Seus primeiros trabalhos foram realizados no Teatro Ópera de Paris, nesta época inspirado por sua mulher, que era bailarina. Dava à dança uma forma de notação com o objetivo de fixar combinações de passos, tal como os compositores fazem com as notas musicais. Levou seus trabalhos a grandes teatros europeus, sem nunca ter se desvinculado do Ópera de Paris. Trabalhou também nos balés russos durante muito tempo. Sua obra prima é Coppelia, que estreou em Paris com estrondoso sucesso, porém, devido à guerra franco-prussiana, o Teatro Ópera de Paris foi fechado. Saint-Leon, morreu em Paris de uma crise cardíaca, com 49 anos.

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arthur Saint-Léon