Saltar para o conteúdo

As 100 Maiores Personalidades da História: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 25: Linha 25:
|-
|-
|| 1
|| 1
| [[Maomé]]
| [[ze enrabado]]
| Religião
| Religião
|-
|-

Revisão das 09h25min de 8 de outubro de 2012

The 100: A Ranking of the Most Influential Persons in History (Os 100: Uma Lista das Pessoas mais Influentes da História) é um livro de 1978 escrito por Michael H. Hart. É uma classificação das 100 pessoas que mais teriam influenciado a História da Humanidade, livro que desde sua publicação foi objeto de muitos debates e cujos conceitos foram muito debatidos.

Revisões

O livro foi publicado novamente em 1992 com muitas revisões importantes e significativas na listagem de pessoas e na classificação relativa entre elas. Algumas mudanças significativas foram a redução de “status” de algumas figuras ligadas ao Comunismo como as Vladimir Lenin e Mao Tse Tung e a introdução de, por exemplo Mikhail Gorbachev. Houve alterações feitas por Hart, como a Também Niels Bohr e Henri Becquerel foram substituídos por Ernest Rutherford, corrigindo erros da primeira edição. Henry Ford foi “promovido”, saindo da lista "Honorary Mentions" (Menções Honrosas), vindo a substituir Pablo Picasso. Houve outras mudanças na seqüência do “ranking”, mas os dez primeiros permaneceram os mesmos da edição original.

Maomé

O que mais surpreendeu os leitores foi a primeira pessoa da listagem de Hart. O autor decidiu posicionar Maomé (Muhammad) antes de Jesus Cristo e Moisés mesmo se for considerado que o Islamismo não é a maior religião do mundo, sendo uma crença de área muito distante da pátria do autor. Hart justifica essa escolha ao fato de Maomé ter tido sucesso nos campos da Religião e da Política. Maomé, conforme Hart, influenciou muito o crescimento e a expansão da fé islâmica, muito mais do que Jesus fez pelo Cristianismo. Para Hart quem disseminou a fé cristã foi São Paulo.

Em adição a essa obra, Hart escreveu uma “seqüência” em 1999, chamada “Uma visão do ano 3000”, na qual ele escreve pela perspectiva de uma pessoa nessa remota era listando as 100 pessoas mais influentes vistas dessa data. Cerca de metade das pessoas são fictícias, aquelas futura e supostamente influentes entre os anos 2000 e 3000, a outra metade inclui cerca de 50 pessoas da lista devidamente “re-classificadas”.

Vinte e cinco mais

Segundo o autor, os 25 mais influentes da História são:

Posição
Nome
Influência
1 ze enrabado Religião
2 Miguel Rebola Programação, Informática
3 Jesus Cristo Religião
4 Buda Religião
5 Confúcio Religião, Filosofia
6 São Paulo Religião
7 Ts'ai Lun Invenção do papel
8 Johannes Gutenberg Invenção da prensa
9 Cristóvão Colombo Descoberta da América
10 Albert Einstein Física moderna
11 Louis Pasteur Medicina
12 Galileu Galilei Astronomia
13 Aristóteles Filosofia (Grécia)
14 Euclides Matemática (Grécia)
15 Moisés Religião
16 Charles Darwin Cientista, Biologia
17 Shih Huang Ti 1º Imperador da China
18 Augusto César Imperador de Roma
19 Nicolau Copérnico Astronomia
20 Lavoisier Química, Física
21 Louis Pasteur Química, Medicina
22 James Watt Matemática, Engenharia
23 Michael Faraday Física, Quimica
24 James Clerk Maxwell Física
25 Martinho Lutero Religião
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  • Hart, Michael H. The 100: A Ranking of the Most Influential Persons in History, Revised and Updated for the Nineties. New York: Carol Publishing Group/Citadel Press; first published in 1978, reprinted with minor revisions 1992. ISBN 9780806510682 Preview.