As Três Marias (romance)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
As Três Marias
Autor(es) Rachel de Queiroz
Idioma Português
País  Brasil
Género Ficção brasileira
Arte de capa Santa Rosa
Editora J. Olympio
Lançamento 1939
Páginas 284

As Três Marias é um romance de Rachel de Queiroz e publicado em 1939.

O romance é narrado por Guta, uma das protagonistas da história e começa quando esta vai para um internato em Fortaleza no Ceará aos 12 anos, lá ela conhece Maria José e Glória, e se inicia uma amizade profunda entre as três. Ficaram conhecidas como As Três Marias por uma freira que assim chamou-as por causa de seus nomes: Maria Augusta, Maria José e Maria da Glória e porque viviam sempre juntinhas como a constelação de Órion.Juntas, as Três Marias ajudavam as outras amigas a solucionar seus problemas.

O tempo passa e o estudo no internato acaba, agora já adultas cada uma segue um rumo, mas a amizade prevalece.

Glória logo se casa com Afonso e tem um filho.

Maria José vai morar com a mãe e os irmãos, se torna uma mulher muito religiosa se afastando dos prazeres da vida, já que ela acha que é pecado, e arruma um emprego como professora.

Guta após sair do internato vai para o interior morar com sua família, mas acaba percebendo que sua família quer transformá-la em uma dona de casa. Descontente, Guta volta para Fortaleza, começa a trabalhar como datilógrafa e vai morar com Maria José, algum tempo depois ela conhece Raul por quem se apaixona mas logo termina o romance, pois ele era casado e queria que ela fosse sua amante.

Depois de terminar com Raul, Guta percebe que seu amigo Aluísio está gostando dela, só que alguns dias depois de perceber isso Aluísio suicida-se, e todos a culpam por isso.

Guta muito triste com os últimos acontecimentos decide tirar umas férias e vai para o Rio de Janeiro lá conhece Isaac um estrangeiro, que lhe apresenta a cidade. Ela logo se apaixona por Isaac, e com ele tem sua primeira noite de amor.

O tempo de férias acaba e Guta tem que voltar para Fortaleza. Chegando lá, ela aborta o bebê, filho de Isaac, e decide voltar para o interior para morar com sua família.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.