Ascarina lucida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAscarina lucida
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Família: Chloranthaceae
Género: Ascarina
J. R. Forst. & G. Forst., 1776
Espécie: A. lucida
Hook. f.
Nome binomial
Ascarina lucida

Ascarina lucida, comumente conhecida como Hutu é uma espécie de pequena árvore da família Chloranthaceae. É endêmica da Nova Zelândia, sendo comum nas regiões de West Coast e Nelson, em South Island e mais raramente encontrada em North Island.[1] Uma típica associação da planta pode ser encontrada nas florestas podocarpa/folhosas de Westland com Blechnum discolor, Pseudowintera colorata, Pseudopanax colensoi e Coprosma lucida.[2] A maioria dos membros do gênero é dioicia, produzindo flores unissexuais, masculinas ou femininas em plantas separadas. A Ascarina lucida, o único membro de seu gênero a existir na Nova Zelândia, é monoica.[3]

Referências

  1. «NZ Plant Conservation Network». Consultado em 15-02-2010. 
  2. C. Michael Hogan PhD (30 de abril de 2009). «Crown Fern: Blechnum discolor». Globaltwitcher.com. Consultado em 15-02-2010. 
  3. Lucy B. Moore (31 de janeiro de 1977). «The flowers of Ascarina lucida Hook. f. (Chloranthaceae)». The Royal Society of New Zealand. Consultado em 15-02-2010. 
Ícone de esboço Este artigo sobre árvores, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.