Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural, identificada também pela sigla Aipan, é uma ONG ambientalista com sede em Ijuí - RS, uma das primeiras a existir no Brasil,[1] ainda em atividade.

História[editar | editar código-fonte]

A ONG foi fundada no ano de 1973, em Ijuí, no Rio Grande do Sul, logo depois da criação da Agapan por José Lutzenberger.[1] Desde então se manteve ativa, com períodos de diminuição e aumento de sua vitalidade. Dedicou-se a muitas atividades, inclusive à produção de mudas para arborização urbana e reflorestamento e pautou debates sobre temas como reciclagem e destino do lixo, produção agroecológica e poluição ambiental.

Atualmente a Associação adota uma abordagem socioambiental e acredita na responsabilidade de todos para com a sociedade e a natureza. Centraliza suas atividades na sensibilização, na educação ambiental, na organização de eventos, na proposição de projetos junto ao poder público, na participação em conselhos municipais, na aproximação com outras associações e instituições com as quais tem afinidades e, em menor medida, na denúncia de problemas ambientais locais. Promove, com outras instituições, o debate sobre a Agenda 21 Local.[2]

Referências

  1. a b GERHARDT, M. História ambiental: 1930-1985. In: GERTZ, René. (Org.). História Geral do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Méritos, 2007, v. 4, p. 527-542.
  2. GERHARDT, M. Uma história da Aipan. In: Resumos da X Jornada de Extensão. Ijuí: Unijuí, 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]