Atelopus patazensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAtelopus patazensis
Atelopus patazensis01.jpg
Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Género: Atelopus
Espécie: A. patazensis
Nome binomial
Atelopus patazensis
Venegas, Catenazzi, Siu-Ting & Carrillo, 2008

Atelopus patazensis é uma espécie de sapo da família Bufonidae. Ele é endêmico no Peru. Seu habitat natural são as florestas úmidas de montanhas, em áreas tropicais e subtropicais, e rios. Está ameaçado pela perda do seu habitat[1].[2]

Cor[editar | editar código-fonte]

Os espécimes vivos podem ser distinguidos de espécies semelhantes pelo seu dorso laranja com grandes marcas pretas irregulares em um padrão ondulado, ou um dorso preto com marcas laranja em um padrão ondulado. Estas marcações estendem-se sobre as superfícies dorsais dos membros. O lado ventral do corpo, incluindo as palmas dos pés, é uniformemente laranja. A pupila é negra e totalmente cercada por um anel de ouro escuro

Endemismo[editar | editar código-fonte]

A Atelopus ​​patazensis é endêmica da Cordilheira Central no noroeste do Peru, nos Andes. É específico para um vale inter-andino perto da vila de Pataz entre elevações de 2000–3000 m.

Referências

  1. IUCN SSC Amphibian Specialist Group, 2011. Atelopus patazensis. In: IUCN 2012. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2012.2. Downloaded on 28 October 2012.
  2. http://amphibiaweb.org/species/7185.
Ícone de esboço Este artigo sobre anfíbios anuros é um esboço relacionado ao Projeto Anfíbios e Répteis. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.