Atenção compartilhada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde agosto de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Atenção compartilhada é o foco de duas pessoas num mesmo objeto. Ela é alcançada quando um indivíduo alerta outro a respeito de um objeto através do olhar, do apontamento ou outra indicação verbal ou não-verbal. Um indivíduo olha para outro indivíduo, aponta para um objeto e depois volta a olhar para o indivíduo.

Scaife e Bruner, em 1975, foram os primeiros pesquisadores a apresentar uma descrição da habilidade das crianças de seguir o olhar, eles descobriram que a maioria das crianças entre 8 e 10 meses seguiam a linha do olhar e que todas as crianças entre 11 e 14 meses faziam isso. Esta pesquisa mostrou que era possível um adulto trazer a atenção de uma criança para certos objetos do ambiente utilizando somente seu olhar.1

Pesquisas posteriores demonstraram que duas habilidades importantes na atenção compartilhada são seguir o olhar e reconhecer intenção. A habilidade de compartilhar o olhar com outro indivíduo é uma importante habilidade no estabelecimento de referência. A habilidade de identificar intenção é importante na capacidade da criança aprender uma linguagem e dirigir a atenção dos outros. A atenção compartilhada é importante para diversos aspectos do desenvolvimento da linguagem, incluindo compreensão, produção e aprendizagem de palavras. Episódios de atenção compartilhada fornecem informação à criança sobre seu ambiente, permitindo aos indivíduos estabelecer referência para a língua falada e as palavras aprendidas. O desenvolvimento sócio-emocional e a habilidade de participar em um relacionamento normal também são influenciados pela habilidade de compartilhar a atenção. A capacidade de desenvolver a atenção compartilhada pode ser prejudicada por problemas de surdez, cegueira e problemas no desenvolvimento tais como autismo. Animais tais como os grandes primatas, orangotangos, chimpazés, cachorros e cavalos também apresentam alguns elementos da atenção compartilhada.

Referências

  1. Moore, C.; Dunham, P (1995). Joint Attention: Its Origins and Role in Development. Lawrence Erlbaum Associates. ISBN 0-8058-1437-X.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.