Atheta floresensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atheta floresensis é um Arthropoda, da classe Insecta, ordem Coleoptera e família Staphylinidae,criticamente em perigo de acordo com a a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

Ocorre unicamente em Portugal, mais especificamente, na ilha das Flores, em Açores. A extensão de ocorrência (EOO) é de 8 km2 e a área máxima de ocupação (AOO) é de 8 km2 [1].

Perda de habitat[editar | editar código-fonte]

Esta espécie ocorre num pequeno fragmento de vegetação altamente modificada na ilha das Flores. A espécie continua em declínio devido à destruição da floresta nativa, plantas invasoras e modificação do habitat. As causas reversíveis e flutuações extremas para o seu declínio não cessaram.

Entre 1940 e 1950 ocorreram grandes mudanças no uso da terra na ilha. Nos últimos 10 anos as plantas invasoras, nomeadamente Pittosporum undulatum e Hedychium gardnerianum, estão a espalhar-se e a alterar a estrutura do habitat, nomeadamente diminuindo a cobertura de briófitos e fetos com impactos nas espécies.

O habitat diminuirá ainda mais como consequência das mudanças climáticas (aumento do número de secas e mudança e alteração do habitat).

Ecologia[editar | editar código-fonte]

O tamanho varia de 0,26-0,33 cm, tendo a duração da geração de 1ano. Adultos e larvas são predadores noturnos e foram encontrados em detritos úmidos e musgos próximos à margem de um pequeno rio. Esta é uma espécie univoltina [2].

Conservação da espécie[editar | editar código-fonte]

A espécie não é protegida por lei regional. Seu habitat está em uma área degradada que deve ser restaurada e uma estratégia precisa ser desenvolvida para enfrentar a ameaça futura das mudanças climáticas. É necessário um plano de monitoramento da comunidade de invertebrados no habitat a fim de contribuir para a conservação desta espécie. É necessário um plano de gestão do habitat e prevê-se que seja desenvolvido nos próximos anos.

Referências

  1. FERNÁNDEZ, Peter J. et al. Evolution and function of the hominin forefoot. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 115, n. 35, p. 8746-8751, 2018.
  2. RIFKIN, Riaan F. et al. Evaluating the photoprotective effects of ochre on human skin by in vivo SPF assessment: implications for human evolution, adaptation and dispersal. PLoS One, v. 10, n. 9, p. e0136090, 2015.